Diferença

Na ALMG, funcionários já estão recebendo parte do 13º de 2019

Enquanto isso, servidores do Executivo sofrem cobrando atrasados do ano passado

Por Bernardo Miranda
Publicado em 03 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Enquanto os servidores do Executivo ainda estão recebendo o pagamento do 13º salário de 2018, os funcionários da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e do Judiciário já receberam a primeira parcela do benefício de 2019 no pagamento deste mês. O adiantamento é uma prática comum na Casa e ocorre há pelo menos quatro anos. Apesar disso, a diferença de tratamento com relação aos trabalhadores de outros Poderes gera insatisfação.

“Os servidores do Executico são os que estão na ponta da prestação de serviços à população. Somos nós que estamos trabalhando na saúde, na educação, na segurança pública e nos demais serviços para manutenção do Estado. Nós já recebemos salários menores do que os funcionários dos demais Poderes. Agora, na crise fiscal que vivemos, nós estamos fazendo os maiores sacrifícios. Nosso salário está atrasado e parcelado. Já no Judiciário e no Legislativo nada mudou. Continuam recebendo em dia e com todos os benefícios”, destacou Geraldo da Conceição.

Os Poderes têm Orçamentos distintos, e, apesar de a arrecadação ficar por conta do Poder Executivo, o repasse não foi afetado pela crise fiscal, ao contrário do que ocorreu com os repasses constitucionais aos municípios. O governo de Minas paga regularmente os duodécimos à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Os presidentes desses Poderes têm autonomia para determinar o pagamento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!