Crítica a Bolsonaro

‘Não podemos entender que só decisão que nos agrada é correta’, diz Maia

Presidente da Câmara lamentou declarações do presidente Jair Bolsonaro contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas avaliou que Planalto tem buscado meios formais para questionar as decisões

Por Marcelo da Fonseca
Publicado em 28 de maio de 2020 | 15:42
 
 
 
normal

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou na tarde desta quinta-feira (28), que o presidente Jair Bolsonaro precisa respeitar decisões de outros poderes e que “frases mal colocadas estressam" as relações institucionais do país. 

“Não podemos sinalizar para a sociedade que há algum risco de um poder não respeitar a decisão do Poder Judiciário, seja do Executivo ou Legislativo”, afirmou Maia.

Segundo o presidente da Câmara, as posições de Bolsonaro e de parlamentares aliados, como do deputado Eduardo Bolsonaro, criam ambiente de radicalismo que prejudicam o país. 

O deputado lamentou fala do presidente com críticas à decisão do ministro Alexandre Moraes, do STF, que autorizou mandados de busca e apreensão na casa de empresários e blogueiros aliados de Bolsonaro. "Não teremos outro dia como ontem, chega", afirmou o presidente. 

Maia avaliou que as ações do Palácio do Planalto não condizem com as falas do presidente, uma vez que ele busca medidas formais para recorrer de decisões do Supremo.

“Vejo divergências do que faz o governo e o que fala o presidente. As decisões dos outros poderes precisam ser respeitadas. Num sistema democrático não podemos entender que só aquilo que nos agrada é correto”, disse Maia. 

O parlamentar considerou positivo que o Planalto optou pelas vias formais para recorrer da decisão do STF de convocar o ministro da Educação, Abraham Weintrab, após falas consideras ofensivas em reunião ministerial. 

"O governo recorreu oficialmente e cabe agora ao Supremo decidir. O que me dá algum conforto é que há um pedido formal do governo. É legítimo. Qualquer cidadão pode, tendo investigação ou inquérito, recorrer da decisão de qualquer ministro do STF", analisou Maia. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!