PASSADO ESQUECIDO

Novo secretário se justifica por críticas a Kalil feitas em 2016

Prefeito minimiza críticas do passado e defende que secretários são escolhidos por capacidade técnica e não por quesitos político-partidários

Por Ana Karenina Berutti
Publicado em 04 de julho de 2022 | 14:33
 
 
 
normal

Durante solenidade de posse dos novos secretários da Prefeitura de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (4), o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, iniciou seu discurso justificando seu posicionamento contrário ao ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD). Segundo ele, são posições políticas de 2016, quando ainda era um 'mero militante' e se envolveu 'ativamente' nas eleições. "Não sei a quem pode interessar criar essa conexão absurda entre 2016 e hoje, quando minhas opiniões políticas eram quase neutras", se defendeu.

A justificativa do secretário veio após algumas postagens polêmicas em suas redes sociais serem divulgadas pela imprensa. Além de se envolver diretamente na campanha do então candidato a prefeito de BH, o deputado estadual João Leite (PSDB) contra Kalil, em 2016, se posicionando publicamente a favor do tucano, Faria compartilhava opiniões controversas em que pedia 'menos feminismo' e defendia castração para estupradores.

O prefeito Fuad Noman também fez questão de, em seu discurso na solenidade de posse dos novos titulares das pastas, minimizar as declarações do passado de Adriano Faria: "não importa o que passou, ficou no passado". Sobre a escolha do secretário de Desenvolvimento Econômico, o prefeito justificou ao dizer que os critérios de escolha são técnicos e não político-partidários.

Para o secretário, há tantos anos atrás, as redes sociais não eram tão fortes e pessoas como ele eram responsáveis por levar as mensagens ao público.

Durante seu discurso, ele resgatou seu passado como líder de movimento estudantil universitário e o período de distanciamento da política, quando fez mestrado fora do Brasil. "Agora, oito anos, depois, retorno retorno à Prefeitura com o mesmo frio na barriga que senti antes", contou Adriano Faria.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!