Minas Gerais

Número de mulheres cresce na Câmara  

Redação O Tempo


Publicado em 07 de outubro de 2014 | 03:00
 
 
 
normal

A bancada feminina mineira na Câmara dos Deputados aumentou de duas para cinco parlamentares, ou seja, 10% do total de 53 representantes do Estado. A tendência de crescimento acompanhou o cenário nacional, que passou de 45 deputadas para 51, também refletindo 10% de participação das mulheres.

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) está em seu terceiro mandato e conquistou no domingo mais um. Ela avalia como um avanço importante para Minas Gerais as novas representantes, mas faz ressalvas em relação à composição como um todo.

“No resultado do país não temos como comemorar muito. O aumento de seis deputadas é absolutamente insignificante”, destacou. Jô relembrou ainda que, em 2010, apenas ela foi eleita. A outra deputada que compõe a bancada mineira, Margarida Salomão (PT), assumiu a vaga quando Gilmar Machado se elegeu prefeito de Uberlândia nas eleições de 2012.

Ainda de acordo com a deputada, é preciso fazer uma “ação mais agressiva” junto aos partidos para que de fato as mulheres tenham apoio para se candidatar. “Falta apoio político e falta apoio também material para as candidatas”, resumiu Jô Moraes. (Larissa Arantes)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!