Articulação

Partido de Kalil, PSD decide lançar Irlan Melo à presidência da CMBH

Decisão foi tomada após reunião nesta segunda-feira (14); ele irá disputar a eleição com a atual presidente do Legislativo municipal, Nely Aquino

Por Pedro Augusto Figueredo
Publicado em 14 de dezembro de 2020 | 19:41
 
 
 
normal

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a bancada de vereadores do PSD decidiu lançar candidato próprio para disputar a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O nome escolhido é o do vereador reeleito Irlan Melo. A votação para definir o próximo presidente acontece no dia 1º de janeiro.

“Nós estamos hoje o dia todo reunidos, nós já nos reunimos na sexta-feira (11), estamos nos reunindo novamente hoje para tratar da unidade do partido. Dentro da unidade do partido, o que nós entendemos é que por sermos a maior bancada da Câmara Municipal, há necessidade de termos um protagonismo na Câmara”, disse Irlan Melo à O TEMPO.

“E durante as conversas aqui nós entendemos que o melhor nome seria o meu. Fui um dos que conseguiram sobreviver com muita luta na chamada 'chapa da morte'. Inclusive eu fui o vereador que mais cresceu na votação. Então o grupo entendeu por bem lançar o meu nome”, completou.

O anúncio é uma reviravolta já que o próprio Irlan Melo (PSD) participou de um vídeo em que um grupo de vereadores declaram apoio à reeleição da atual presidente, Nely Aquino (Podemos) após um jantar na casa dela no último dia 5 de dezembro. “Sou Irlan Melo. Estamos juntos, Nely”, disse na gravação divulgada nas redes sociais.

Também estavam presentes no jantar os vereadores eleitos Helinho da Farmácia (PSD) e Cláudio do Mundo Novo (PSD), que também manifestaram apoio à Nely Aquino no vídeo. Apesar de não ter comparecido ao jantar, o vereador Bim da Ambulância (PSD) também declarou seu apoio à reeleição da atual presidente.

Cinco dos seis vereadores do PSD estão presentes na foto divulgada pelo partido após a reunião desta segunda-feira que selou o lançamento da candidatura de Irlan. O ausente é Cláudio do Mundo Novo (PSD), que, segundo apurou a reportagem, continua apoiando Nely Aquino.

“Até este momento, tanto eu quanto outros colegas vereadores do PSD já tínhamos inclusive declarado o voto para a reeleição da vereadora Nely. Mas a partir do momento que o partido entendeu que haveria necessidade de termos um candidato próprio, nós vamos começar as articulações agora em relação aos votos necessários para que tenhamos êxito”, disse Irlan Melo. 

O candidato à presidência da Câmara evitou cravar o apoio do prefeito Alexandre Kalil (PSD), mas disse que espera a boa vontade do prefeito pelo fato de serem do mesmo partido.

“Nós já estivemos com ele depois do pleito. O diálogo que ele teve conosco foi de independência dos poderes. Mas eu creio que por ser um candidato do próprio partido, nós vamos ter a boa vontade da parte dele também”, disse Irlan Melo. “Somos do partido do prefeito e somos base. Então vamos aguardar para ver como vão se dar as negociações”, acrescentou, ao ser perguntado se já havia alianças com outras legendas sendo discutidas.

De acordo com Irlan Melo, são necessários 28 votos para vencer a eleição no primeiro turno. Articulador da candidatura à reeleição da atual presidente, o vereador Gabriel Azevedo (Patriota) chegou a publicar em suas redes sociais que Nely Aquino tinha o apoio de 26 dos 41 vereadores.

Sem os vereadores do PSD que já haviam declarado apoio, com a exceção de Cláudio do Mundo Novo, presume-se que o número caiu para 23, deixando Nely Aquino mais longe de conquistar uma vitória e a reeleição no primeiro turno.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!