IMPOSTOS

PEC da reforma tributária ‘é um desastre’, diz Luciano Bivar

Pré-candidato à presidência, Bivar defende que seja apresentada uma nova proposta para o sistema de tributos do país

Por LEVY GUIMARÃES
Publicado em 31 de maio de 2022 | 20:52
 
 
 
normal

Pré-candidato à presidência da República pelo União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar fez duras críticas à proposta de reforma tributária que tramita no Senado.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110 teve, nesta terça-feira (31), mais uma tentativa mal-sucedida de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na sessão, os senadores não chegaram a um acordo.

Após o evento de lançamento de sua pré-candidatura ao Planalto, Luciano Bivar se posicionou contra a PEC que altera as normas do sistema tributário.

“A PEC 110 é um desastre. Ia acabar de arruinar esse país”, disse, após ser questionado pela imprensa.

Bivar tem como uma das principais plataformas de campanha a criação de um imposto único, chamado por ele de IUF (Imposto Único Federal). No entanto, o parlamentar ainda não detalhou como esse tributo seria criado e implementado,

“O que nós propomos é um imposto digital. Um imposto novo, em que você consegue aumentar a base tributária. Aí é natural que todos paguem e todos vão pagar menos”, afirmou.

Além da PEC 110, tramita, na Câmara dos Deputados, outra emenda constitucional,de autoria do deputado Luiz de Orleans e Bragança (PL-SP),  que começou a ser debatida em comissão criada na Câmara.

Luciano Bivar defende que um novo texto seja apresentado ao parlamento. “As PECs que estão aí, é como se tivesse um projeto de lei olhando no retrovisor”, apontou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!