Eleições 2022

Pestana irá à convenção do PDT para oficializar palanque a Ciro Gomes em Minas

Pré-candidato do PSDB ao governo de Minas considera que o pedetista é o melhor candidato para romper a polarização na disputa entre Bolsonaro e Lula

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 29 de julho de 2022 | 17:22
 
 
 
normal

Pré-candidato a governador de Minas Gerais pelo PSDB, Marcus Pestana estará na convenção do PDT que será realizada neste sábado (30) em Belo Horizonte para oficializar o apoio dele à candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República.

“Eu estou convicto que é preciso uma alternativa a essa polarização infrutífera e radical. E o nome é o do Ciro. PDT e PSDB são dois partidos social-democratas. Sempre defendemos a economia do mercado, mas com a ação do Estado para atenuar as desigualdades que o mercado gera. O Ciro tem experiência e eu acho que ele é o melhor candidato. Por isso vou apoiá-lo”, disse Pestana.

Ciro Gomes e o presidente do PDT nacional, Carlos Lupi, também comparecerão à convenção do PDT de Minas. O partido vai indicar o vereador de Belo Horizonte, Bruno Miranda, como candidato ao Senado na chapa de Pestana.

Ainda não está claro se a chapa tucana terá dois candidatos a senador caso o deputado federal Aécio Neves (PSDB) decida concorrer ao cargo. Segundo Marcus Pestana, é preciso aguardar o desenrolar das articulações políticas na próxima semana.

Nacionalmente, a federação PSDB-Cidadania fechou apoio à candidatura de Simone Tebet (MDB). Apesar de considerá-la talentosa e com capacidade de diálogo, Pestana afirma que o próprio MDB não leva a candidatura a sério. “Onze diretórios apoiam Lula, outros tantos apoiam Bolsonaro. Não houve ato político. Nunca vi uma candidatura presidencial ser lançada em uma reunião virtual”, afirmou o tucano.

Além disso, o MDB de Minas Gerais chegou a negociar apoio à candidatura de Pestana, mas ao final preferiu apoiar a reeleição do governador Romeu Zema (Novo). O apoio a Zema será oficializado na convenção do MDB mineiro, que também será realizada neste sábado (30). Tebet estará presente.

A convenção do PSDB-Cidadania que vai decidir se confirma ou não a candidatura de Marcus Pestana a governador será realizada na próxima sexta-feira (5), último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral.

O Cidadania prefere que a federação não lance Pestana como candidato e indique o jornalista Eduardo Costa (Cidadania) como vice de Zema.

Porém, até o momento, o PSDB mantém a posição de lançar candidato próprio ao governo de Minas. Como os tucanos têm mais peso dentro da federação, em última instância a decisão final é do partido.

“Inobstante nosso respeito pelo jornalista Eduardo Costa, nome indicado pelo governador, o que foi dito a ele, de forma clara e respeitosa, desde o primeiro momento, e ele parece ter compreendido, é que o PSDB já possuía um projeto para Minas que será representado pela já colocada candidatura do ex-deputado Marcus Pestana ao governo”, disse o presidente do PSDB de Minas Gerais, o deputado federal Paulo Abi-Ackel em comunicado à imprensa divulgado na quinta-feira (28).

“Nos parece claro que o governador e o seu partido têm sua chapa formada, assim como nós teremos a nossa, e que possamos ter uma campanha de alto nível onde ideias e propostas sejam debatidas e que, ao final, os mineiros possam tomar a decisão que julgarem a mais acertada para o seu futuro”, completou ele.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!