Eleições 2024

Prefeito Fuad Noman já foi avisado que PDT não vai apoiar reeleição em BH

Partido lidera a base de apoio do prefeito na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas deve caminhar com Duda Salabert no próximo ano

Por Hermano Chiodi
Publicado em 26 de dezembro de 2023 | 10:17
 
 
 
normal

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), já foi avisado que o PDT não vai apoiar uma tentativa de reeleição do prefeito nas eleições de 2024. A legenda que lidera a base de apoio do governo na Câmara vai apostar em uma candidatura própria.

A informação foi confirmada pelo líder do governo Fuad no Legislativo da capital, vereador Bruno Miranda, durante entrevista nesta terça-feira (26) no quadro Café com Política, da FM O TEMPO 91.7.

“Tivemos uma conversa muito franca com o prefeito e colocamos para ele de forma muito transparente a intenção de lançar a deputada Duda Salabert para a disputa”, diz.

Bruno Miranda afirmou que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, participou da conversa e justificou a opção pelo nome de Duda, que foi a primeira parlamentar trans da história de Minas Gerais e consta como vereador mais votada na história da capital.

“Duda é uma deputada muito bem votada na cidade, é conhecida, está bem colocada nas pesquisas e não teria sentido a gente ter um quadro desse tamanho no PDT e impedir que ela fizesse o debate político nas eleições”, diz. Bruno Miranda destaca que definições devem vir no primeiro semestre do próximo ano, mas que o planejamento do PDT é seguir com Duda Salabert e não embarcar em uma reeleição de Fuad.

O parlamentar ainda afirmou que “sempre é possível” pensar em uma união dos partidos de esquerda que fazem parte da base de apoio do presidente Lula (PT), mas que a proposta do partido é a candidatura própria. Ele descartou, inclusive, a possibilidade de Duda deixar o PDT e migrar para o PT para disputar a prefeitura de Belo Horizonte.

“Isso ficou só no campo da especulação. Ela nunca chegou ao PDT e disse que iria para outro partido caso não tivesse espaço no partido”, diz.

Confira a entrevista na íntegra:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!