Eleições 2022

'Querem dar a Presidência para um cachaceiro descondenado?', pergunta Bolsonaro

Presidente da República também convocou apoiadores para irem às ruas no 7 de Setembro e fez críticas ao STF

Por Lucyenne Landim
Publicado em 24 de julho de 2022 | 13:18
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disparou críticas ao candidato presidencial do PT e seu maior adversário eleitoral segundo pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva. A fala foi feita no evento que o lançou como candidato à reeleição em chapa com o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como candidato a vice.

"De nada vale um país rico se o povo escolhe um bandido para a Presidência da República. Querem dar a presidência para um cachaceiro descondenado? O que eu falo não é um ataque, é uma constatação", disse. 

O mandatário tentou associar o petista a regimes como Cuba e Venezuela. "Alguém acha que o povo cubano ou venezuelano não quer a liberdade? Querem a liberdade, mas porque chegaram a esse ponto? Escolhas erradas, somos escravos de nossas decisões", disse. Em outro momento, ele citou países comandados por esquerdistas, como Argentina e Chile, como exemplos que os eleitores dele não querem para o futuro.

Bolsonaro também convocou apoiadores para irem às ruas em manifestação no próximo 7 de Setembro “pela última vez”. Ao mesmo tempo, fez críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) indicando que a Corte tenta legislar no país.

"Convoco vocês agora, vamos às ruas no dia 7 de setembro pela última vez. Esses pouco surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Tem que entender que quem faz as leis é o Poder Legislativo e o Executivo. Todos temos que jogar dentro das quatro linhas", destacou.

Em outro momento, quando o presidente citou o termo "Supremo Tribunal Federal", o público presente no evento de lançamento da chapa fez um coro em forma de vaia. De acordo com a organização, foram 12 mil pessoas no ginásio, incluindo o público e a equipe que estava a trabalho. Também havia críticas de apoiadores ao STF em cartazes e camisetas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!