Estabilidade e eficiência

Relatório sobre autonomia do BC deve ser mantido, diz senador Fernando Bezerra

Proposta prevê mandato de quatro anos para o presidente e diretores do Banco Central, com um marco inicial diferente para cada integrante em relação ao mandato do presidente da República

Por Daniel Weterman (Estadão Conteúdo)
Publicado em 21 de outubro de 2020 | 20:04
 
 
 
normal

O projeto de autonomia do Banco Central, previsto para esta quarta-feira, 21, no Senado, deve manter o texto conforme o parecer do senador Telmário Mota (PROS-RR), apresentado na última segunda-feira, 19, de acordo com o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A proposta prevê mandato de quatro anos para o presidente e demais diretores da autoridade monetária, com um marco inicial diferente para cada integrante em relação ao mandato do presidente da República.

O parecer do projeto prevê que o Banco Central tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços - como é atualmente. O texto acrescenta, porém, um nível de compromisso com o emprego. "Sem prejuízo de seu objetivo fundamental, o Banco Central do Brasil também tem por objetivos zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!