Política em Análise

Vídeo mostra presidente acuado

Bolsonaro (ou seu filho), indicou que precisa de ajuda para escapar de uma deposição

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 29 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O vídeo postado ontem na conta do presidente da República, muito provavelmente postado pelo filho de Jair Bolsonaro, o vereador fluminense Carlos, depois apagado após a repercussão negativa, indica que a família presidencial se sente acuada e pressionada. Ao mostrar um leão sendo atacado por hienas e precisando de ajuda para escapar de ser devorado, Bolsonaro (ou seu filho), indicou que precisa de ajuda para escapar de uma deposição.

É chocante perceber isso com apenas dez meses de governo e exatamente um ano depois de o presidente ser eleito com quase 58 milhões de votos dos brasileiros. Denota uma fraqueza que, até então, o presidente não tinha demonstrado tão claramente.

Na lista dos inimigos apresentados pela família Bolsonaro estão de instituições como ONU, STF e CNBB a partidos políticos da oposição, obviamente, e até mesmo a própria legenda do presidente. Há ainda organizações civis, como a OAB e ONGs diversas e até aqueles menos ligados a um lado ou outro do espectro ideológico, a quem os bolsonaristas costumam chamar “isentões”.

Chama a atenção a sensação de aparente isolamento considerando que, em meio a enormes dificuldades no campo político e algumas trapalhadas de ministros, o governo colhe alguns frutos na pauta econômica. Imagine-se então como seria se a reforma da Previdência não tivesse passado e se não houvesse uma enorme confiança de que Paulo Guedes consegue dar um jeito, ao menos a médio prazo, no pífio crescimento do país.

Aliás, o texto que introduz o vídeo do leão atacado pelas hienas cita Chile, Argentina, Bolívia, Peru e Equador. Dos casos citados aí, temos Argentina e Bolívia com vitórias eleitorais da esquerda, Chile e Equador com presidentes ameaçados por revoltas populares e o Peru com um presidente que fechou o Congresso e teve o apoio da população. O texto resumia: “Mais que a vida, a nossa liberdade”. É quase um chamamento ao combate. Literal?

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!