Eleições 2022

Saiba para quem vão os votos mineiros de Ciro e da terceira via no 2º turno

Pesquisa DATATEMPO indica que Lula herda mais votos de adversários que Bolsonaro em um segundo turno entre eles

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 09 de maio de 2022 | 19:28
 
 
 
normal

Com a polarização se intensificando e os índices de intenção de voto do grupo formado por Ciro Gomes (PDT), candidatos da chamada terceira via e outros nomes de legendas menores se enfraquecendo, cresce a chance de um segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro. Hoje, eles aparecem, respectivamente, com 44,4% e 29,95% das intenções de voto no primeiro turno. No segundo, enquanto o petista atinge 53,1% dos votos totais, o atual presidente soma 34,4%. E aí surge a pergunta: para onde iriam os votos desses outros candidatos caso eles fiquem pelo caminho?

Em Minas Gerais, a pesquisa DATATEMPO indicou que eles migram majoritariamente para Lula, com exceção daqueles dados em Felipe D'Avila, do Novo, e do único eleitor que declarou voto em José Maria Eymael (DC).

Segundo os dados, no caso de Ciro Gomes (PDT), hoje terceiro colocado no levantamento, 50,55% de seus votos iriam para Lula na segunda etapa. Já 24,18% passariam a ser de Bolsonaro. O restante se dividiria entre brancos, nulos ou eleitores indecisos.

No caso de André Janones (Avante), 43,55% dos seus eleitores optariam por Lula na segunda rodada da eleição, enquanto 20,97% iriam para Bolsonaro.

Os votos de João Doria (PSDB) também migram majoritariamente para o petista. Enquanto 52,73% preferem Lula, outros 21,82% optam por Bolsonaro. 

Lula ainda recebe 45,45% dos votos de Simone Tebet (MDB), contra 18,18% de Bolsonaro, e 75% dos de Vera Lucia (PSTU), contra 8,33% do atual presidente).

No caso de Felipe D'Avila (Novo), 42,86% fos mineiros que apontaram voto nele disseram que pretendem migrar para Bolsonaro, enquanto 28,57% escolhem votar em Lula no segundo turno.

É bom destacar que, em razão dos baixos índices de intenção de votos desses candidatos, essa estimativa carece de relevância estatística, e serve apenas para ter um parâmetro geral de como esses eleitores que responderam a pesquisa estão se posicionando.

O DATATEMPO também mediu a avaliação de governo. Por ela, Bolsonaro aparece com melhora nos índices, mas ainda rejeitado por 59,1% dos eleitores mineiros.

Dados de registro

A pesquisa DATATEMPO,  instituto que faz parte da Sempre Editora, foi realizada com recursos próprios, por meio de 2.000 entrevistas domiciliares, em todas as regiões de Minas Gerais, entre os dias 30 de abril e 5 de maio de 2022. A margem de erro do levantamento é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Conforme preceitua a legislação eleitoral, o levantamento foi registro no TSE com o protocolo BR-00720/2022 e no TRE-MG com o protocolo MG-01720/2022.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!