Executivo

Secretário de Educação de Belo Horizonte vai deixar o cargo

Ele ficou no comando da pasta da gestão desde o início de abril até esta terça-feira (22)

Por Lucas Negrisoli e Letícia Fontes
Publicado em 22 de agosto de 2023 | 16:24
 
 
 
normal

Charles Diniz não é mais o secretário municipal de Educação de Belo Horizonte. Diniz comunicou sua saída na pasta na tarde desta terça-feira (22). Ligado ao secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, Charles estava no posto desde abril, quando substituiu Ângela Dalben. A nova secretária será a professora, historiadora e pedagoga Roberta Rodrigues Martins Vieira.

Segundo interlocutores, a saída do então secretário ocorre após Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (SindREDE-BH) entrar com recurso contra o Processo Seletivo Simplificado (PSS).  

Em entrevista ao Café com Política, da rádio FM O TEMPO, ainda na manhã de terça-feira, Charles Diniz defendeu o regime de contratação como forma de manter a qualidade do serviço prestado na rede municipal da capital. Na conversa, ele não deu sinais de que sairia do cargo. 

Em assembleia nesta tarde, a entidade aprovou indicativo de greve na capital caso a prefeitura seguisse com o PSS para professores.  

Repercussão  

Há duas semanas, quando Castellar Guimarães Neto assumiu a secretaria de Governo da PBH, alguns vereadores da capital disseram que era preciso esperar para ver como irá funcionar a autonomia do secretário.   

O temor dos parlamentares era que Castellar poderia sofrer o mesmo que alguns secretários indicados por Aro, que até então possuíam liberdade de decisões nas pastas, mas não tinha autonomia para as nomeações. As indicações passavam pelo crivo da secretaria de Governo, chefiada até então por Josué Valadão.  

Na saída de Diniz, alguns vereadores disseram que o então secretário até tentava resolver as coisas, mas esbarrava na burocracia da prefeitura.   

Presidente da CMBH  

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo, se maniefestou sobre a saída de Charles Diniz nas redes sociais. Leia abaixo o texto, na íntegra.

"Declaração da Presidência 

Foi com tristeza que cheguei instantes atrás na Secretaria Municipal de Educação para me despedir do Secretário Charles Martins Diniz. Conversamos por uma hora. Uma cidade cuja pasta mais importante, com um dos maiores orçamentos, tem ao menos três ocupantes em menos de um ano está em crise. Nossos indicadores estão caindo. Nossas escolas possuem problemas sérios que precisam de dedicação. Enquanto isso, o prefeito passeia postando nas suas mídias sociais anúncios de obras que não se sabe quando serão feitas de verdade. A maior obra que uma cidade pode ter é construção do futuro através da educação. Esse é o principal trabalho de uma prefeitura. Minha solidariedade a ele que encontrou aqui desafios políticos sem contar com a ajuda do Chefe do Poder Executivo. O ambiente político sabe bem o que aconteceu: o secretário não tem perfil figurativo e não iria conseguir trabalhar tendo secretário adjunto e subsecretários indicados por… Josué Valadão, o espectro que ronda o Palácio da Municipalidade. Aviso ao próximo titular: cuidado para não ser usado. Minha solidariedade aos profissionais da educação que passarão por mais uma troca. Podem contar com a Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Vereador Gabriel 
Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte"

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!