SENADO

Senador quer convocar Jair Renan Bolsonaro à CPI da Covid

Alessandro Vieira quer que filho do presidente Jair Bolsonaro explique suposta relação com lobista da Precisa Medicamentos

Por Levy Guimarães
Publicado em 20 de setembro de 2021 | 17:28
 
 
 
normal

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) quer convocar à CPI da Covid Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro. Ele apresentou o requerimento nesta segunda-feira (20), argumentando que o depoimento teria como objetivo “esclarecer os vínculos que mantém com o lobista Marconny Faria”.

Ligado à Precisa Medicamentos, empresa que intermediou a compra da vacina Covaxin pelo governo federal. Após suspeitas de irregularidades, com supostas pressões indevidas dentro do Ministério da Saúde, o negócio foi cancelado.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito, na semana passada, Marconny Faria admitiu que ajudou Jair Renan a fundar uma empresa de eventos, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia. Senadores suspeitam que o filho “04” do presidente da República também pode ter sido beneficiado por supostos esquemas de corrupção no Ministério da Saúde, como o contrato firmado com a Precisa na compra de vacinas.

A mãe de Jair Renan Bolsonaro, Ana Cristina Valle, já foi convocada a depois ao colegiado, ams ainda não há data marcada para a oitiva. Membros da CPI acreditam que a ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro pode ter interferido em nomeações no governo a pedido de Marconny Faria.

"Ameaças"

Outro motivo do requerimento apresentado por Vieira é “ justificar as ameaças feitas através de vídeo em loja de armamentos”. Nesta segunda-feira, Jair Renan Bolsonaro publicou nas redes sociais vídeos de uma visita a uma loja de armas e os dizeres: “Bom dia rapaziada. Então, com vocês aí, melhor jeito de acordar: tomando um suquinho, comendo um pão de queijo, visitando a loja de um grande amigo meu aqui: Júnior. Sabe o que o cara vende? Arma, brinquedo”.

Em seguida, Jair Renan, com a imagem de armas ao fundo, disse: “Aloooo CPI kkkkk”. O estabelecimento comercializa tanto armas letais como armas de airsoft.

Na mesma postagem, o filho de Jair Bolsonaro usa um boné escrito “Make Brazil Great Again”, em referência ao slogan de campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “Make America Great Again”.

No Twitter, o senador Alessandro Vieira disse: “Apresentei requerimento para convocar o senhor Jair Renan, para que ele possa dar pessoalmente um alô para a CPI e preste esclarecimentos sobre seus vínculos com o lobista Marconny Faria e supostas ameaças a parlamentares. A lei vale para todos.”

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!