Eleições 2022

Simone Tebet quer ter 'ministério paritário' de gênero e nova pasta de segurança

Pré-candidata do MDB à Presidência da República anunciou que temas estarão propostos em seu plano de governo


Publicado em 25 de maio de 2022 | 15:37
 
 
 
normal

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, anunciou que, se eleita, terá um ministério paritário, ou seja, com o mesmo número entre homens e mulheres. Ela adiantou ainda que pretende dar espaço em seu eventual governo para minorias e incluir a presença de negros em cargos de comando.

"Se eu for eleita, o meu ministério, o nosso ministério, será paritário entre homens e mulheres. Basta que tenham dois pré-requisitos: competência e vontade de servir o Brasil", disse.

A declaração foi concedida em entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), em que a presidenciável defendeu o voto feminino e destacou acreditar que mulheres votam em mulheres.

"Temos visto uma geração de meninas e de jovens mulheres que estão ensinando a nós mulheres que temos um pouquinho mais de idade que mulher vota em mulher. Porque a mulher que tem sucesso, mulher que se empodera, que tem protagonismo, ela empodera outra mulher”, afirmou.

A pré-candidata anunciou, ainda, que seu plano de governo terá a proposta de criação de um novo ministério ligado à segurança. "Está no nosso programa de governo a criação do Ministério Nacional de Segurança Pública", frisou.

"Quem coordena essa questão tem que ser o governo federal, seja na área do sistema penitenciário, que é vergonhoso no Brasil, seja na área da redistribuição dos recursos federais, mais especialmente na área de coordenação e gestão. Essa gestão passa por uma polícia preparada, eficiente e bem arrumada, mas principalmente preparada no seu aspecto mental, psicológico, de saúde. O policial precisar ser acolhido para poder acolher”, completou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!