reeleição de Azeredo

Tribunal suspende processo do mensalão tucano

Defesa de Marcos Valério pediu adiamento até que haja decisão sobre delação premiada; promotor diz que decisão não afetará o processo

Por Larissa Veloso
Publicado em 20 de julho de 2016 | 08:05
 
 
normal

A Justiça de Minas Gerais determinou a suspensão por 60 dias do andamento do processo conhecido como mensalão mineiro no Tribunal de Justiça do Estado. A decisão foi a pedido da defesa do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, réu na ação.

A justificativa foi que, para que o processo continuasse, seria necessário esperar decisão sobre pedido de delação premiada feito por Valério ao Ministério Público de Minas no processo sobre esquema de financiamento ilegal da campanha à reeleição do ex-governador tucano Eduardo Azeredo em 1998. Por envolver políticos com foro privilegiado, o pedido de delação precisa ser aceito também pela Procuradoria Geral da República, o que não tem data para ocorrer.

A suspensão ocorreu no dia 1.º de julho. Azeredo já foi condenado a 20 anos de prisão no mensalão mineiro em ação que tramitou separadamente. Valério cumpre pena no mensalão federal.

O promotor que cuida do caso disse que a suspensão do processo não irá atrapalhar o processo.

"Essa decisão não tem importância nenhuma", disse João Medeiros, que é promotor de Defesa do Patrimônio Público.

O caso tramita na Justiça desde 2007, sendo que os crimes teriam acontecido em 1998. Como a prescrição para os crimes caem pela metade após o réu completar 70 anos, dois dos envolvidos no processo, Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha de Azeredo, e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, já se livraram do processo após atingirem essa idade.

Azeredo completará 70 anos em setembro de 2018. Também está envolvido no processo o ex-senador Clésio Andrade (PSDB), que foi vice-governador no governo Aécio Neves (2003-2006).

Indagado sobre se a delação de Marcos Valério pode mudar o caso, o promotor Medeiros afirmou que não pode afirmar ainda o impacto que terá no caso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!