Eleições 2022

Unidade Popular referenda Léo Péricles como candidato ao Planalto

Chapa à presidência será toda mineira, com a dentista Samara Martins como vice

Por O Tempo Brasília
Publicado em 24 de julho de 2022 | 14:25
 
 
 
normal

O partido Unidade Popular (UP) referendou neste domingo (24) a candidatura do mineiro Leonardo Péricles à Presidência da República. O evento aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte. Será a primeira candidatura ao Palácio do Planalto do UP, que foi criado em 2019 e estreou na disputa municipal de 2020.

A chapa é toda mineira, já que a dentista Samara Martins, que será vice de Léo Pérciles, também nasceu no Estado, embora more em Natal já há uma década.

O candidato da legenda caçula de esquerda ganhou relevância no comando do MOvimento de Luta nos Bairros (MBL), que atua no apoio a ocupações. Ele, que é morador da ocupação Eliana Silva, na periferia de Belo Horizonte, entrou na política pelo movimento estudantil, tendo sido diretor da União Brasileira de Estudantes Secundarias (Ubes) e presidente da Associação Metropolitana de Secundaristas da capital mineira (Ames-BH)

Na última semana, como revelado por O TEMPO, Léo Perícles foi alvo de ataques racistas nas redes sociais. Ele denunciou o episódio e mostrou algumas das mensagens criminosas. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!