Mercado de trabalho

Zema comemora desempenho da geração de empregos no Estado

Governador comemorou resultados do setor agropecuário

Por Ana Luiza Faria
Publicado em 27 de junho de 2019 | 20:59
 
 
 
normal

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), comemorou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de maio, divulgados nesta quinta-feira (27). Segundo Zema, Minas Gerais foi o Estado que mais gerou empregos no país, 18.380 novas vagas de trabalho.

“Acabou de sair agora à tarde os dados do Caged e adivinha quem ficou em primeiro lugar na criação de empregos do Brasil: Minas Gerais, com 18.380 novas vagas abertas no mês de maio, na frente de todos os Estados”, contou.

A declaração foi dada na abertura do Avicultor, evento realizado pela Associação de Avicultores de Minas Gerais. O evento, conta com uma programação diversificada, composta por palestras, momentos de confraternização e espaços de exposição, com mostra de serviços, produtos e inovações ligadas ao setor.

O governador destacou a importância do setor para o Estado. “A avicultura como parte do agronegócio é extremamente importante para Minas, temos aí hoje uma geração de emprego expressiva ligada ao setor e estou aqui hoje extremamente satisfeito, pois o que pode ser feito para poder descomplicar a vida de quem produz nós estamos correndo atrás. Nós queremos um Estado menos complicado, mais ágil para podermos criarmos mais empregos”, disse. 

A secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentin, destacou os números do setor. Segundo ela, o parque avícola de Minas Gerias emprega cerca de 90 mil trabalhadores diretos e aproximadamente 400 mil indiretos. De acordo com Ana, Minas é o terceiro Estado produtor de ovos do país e o quinto maior produtor de carne de aves do Brasil. A secretária destacou a amplitude da agricultura no Estado  e disse que todas as áreas serão contempladas com políticas públicas. Ainda segundo ela, a regularização fundiária e o investimento em novas tecnologias serão prioridades nessa gestão. 

“Nós vamos priorizar levar as novas tecnologias principalmente para os pequenos produtor para que tenhamos um aumento de renda no campo, vamos priorizar também a regularização fundiária que é muito deficitária no nosso Estado. Isso porque muitas vezes o pequeno produtor não tem acesso a política públicas porque ele não tem o título da terra. Essas vão ser as nossas principais diretrizes e vamos buscar também parcerias principalmente junto ao governo federal e à órgãos internacionais para investir em pesquisas e em projetos de sustentabilidade da agricultura”

Ana Valentin afirmou que a expectativa é o setor possa contribuir para o aumento da geração de empregos nos próximos meses. 

Oportunidade

A secretária de Agricultura afirmou que devido à crise da suinocultura na China, os produtores de proteínas aninais do Brasil e de Minas Gerais devem aproveitar a lacuna deixada pelos chineses e aumentar o mercado a exportação desse produto. 

“Para o momento das proteínas animais, não só no nosso Estado, mas também no nosso país estão vivendo um bom momento porque nós temos uma crise na suinocultura da China, uma peste suína africana com muitos focos e por isso a China teve que reduzir muito o seu rebanho de suínos. Então nós vivemos um momento de oportunidade para o Brasil é principalmente para Minas Gerais de aumentar a sua produção de proteína animal, não só de aves mas também de suínos e bovinos para poder atender esse mercado e aproveitar esse espaço e assim trazer mais renda para o nosso produtor”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!