Aço mineiro

Zema diz que cobrou governo federal contra concorrência desleal da China

Governador de Minas quer que governo atue para prevenir prejuízos às empresas nacionais

Por Alexandre Nascimento
Publicado em 24 de janeiro de 2024 | 18:48
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, nesta quarta-feira (24), que fez um requerimento formal ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços cobrando uma ação do governo Lula (PT) frente ao que ele classificou de “concorrência desleal” do aço chinês, que estaria prejudicando a produção nacional.

A fala foi feita após cerimônia que marcou a reinauguração do Alto-Forno 3 da Usiminas, na unidade de Ipatinga, no Vale do Aço, após uma reforma que custou cerca de R$ 2,7 bilhões. O governador mineiro ouviu as queixas do presidente da empresa, Marcelo Chara, e informou que o Estado já fez contato com o governo federal para tratar do assunto. 

"O presidente me passou os problemas que tem enfrentado no Brasil e aquilo que estiver ao nosso alcance nós estaremos fazendo porque o setor produtivo é a solução do Brasil e não o problema. O setor público é que precisa mudar, é que precisa se aperfeiçoar. E aqui em Minas nós estamos mostrando o que é possível", disse.

De acordo com o presidente da Usiminas, a empresa mantém um alto-forno desligado por causa da concorrência desleal. “Estamos concorrendo contra indústrias que exportam para nosso país em condições de subsídio. Não queremos subsídio, mas se a condição de mercado gera produtos com preços artificialmente construídos, não temos outro remédio a não ser reduzir a produção", explica.

O governo de Minas não detalhou o teor do requerimento que teria sido enviado ao governo federal. A reportagem também questionou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços sobre o recebimento do documento e qual seria a resposta, mas ainda não houve retorno. (Com informações Hermano Chiodi)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!