SAÚDE E BEM-ESTAR

10 alimentos que ajudam a combater o estresse

Veja como algumas comidas podem ajudar a reduzir os impactos dessa reação natural do corpo

Por Redação EdiCase
Publicado em 21 de abril de 2024 | 13:50
 
 
 
normal

A alimentação desempenha um papel significativo na regulação dos níveis de estresse no corpo, pois certas comidas podem influenciar diretamente os hormônios e neurotransmissores envolvidos em sua resposta. Portanto, adotar uma dieta equilibrada e nutritiva pode ser uma estratégia eficaz para reduzi-lo e promover uma melhor saúde física e mental.

A seguir, a nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho lista os principais alimentos e suas funções no combate ao estresse. Confira!  

1. Castanha-do-pará 

A castanha-do-pará melhora os sintomas da depressão e auxilia na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia fornece a quantidade de selênio de que necessitamos. 

2. Espinafre e brócolis 

Os vegetais são ricos em potássio, ácido fólico, magnésio, fosfato e vitaminas do complexo B e C. Auxiliam no adequado funcionamento do sistema nervoso, prevenindo a depressão. 

3. Peixes e frutos do mar   

Peixes e frutos do mar contêm zinco e selênio, que, por agirem no cérebro, auxiliam na diminuição do cansaço e da ansiedade. Também possuem triptofano, uma substância precursora da serotonina. 

4. Laranja 

Auxilia no combate ao estresse por ser um relaxante muscular natural. Além disso, a fruta possui cálcio e é rica em vitamina C e do complexo B. 

Frutas vermelhas (morango, framboesa e mirtilo) dentro do bowl vermelho e frutas ao lado
As frutas vermelhas protegem o corpo de radicais livres (Imagem: Goskova Tatiana | Shutterstock)

5. Frutas vermelhas 

Amora, morango e mirtilo, alguns exemplos, além de saborosas e ricas em antioxidantes, são frutas excelentes para proteger o corpo dos radicais livres gerados pelo estresse. 

6. Abacate 

Abacates são riquíssimos em vitaminas do complexo B. O corpo necessita dessas vitaminas para manter em ordem os nervos e as células do cérebro

7. Banana 

Essa fruta é rica em triptofano, o que faz com o que o consumo da banana aumente a produção de serotonina. 

8. Chá verde 

O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais. 

9. Chocolate amargo 

Os flavonoides encontrados no chocolate amargo ajudam a manter a pressão sanguínea estável e a mente afiada. Podem também ajudar a combater o dano causado pelo estresse.

10. Aveia

Rica em fibras e carboidratos complexos, a aveia pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e promover a liberação de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!