As ferramentas de inteligência artificial ganham utilidades a cada dia, e cientistas, agora, estudaram impactos positivos na saúde mental dos usuários. Usar os chatbots para desabafar pode fazer as pessoas se sentirem melhor, diz uma pesquisa realizada em Singapura.

Quem liderou esse estudo foi Meilan Hu, pesquisadora de psicologia na universidade Singapore Management University (SMU). Em entrevista ao psypost, ela disse que foi motivada pela curiosidade. A cientista queria entender se desabafar com IA teria efeitos semelhantes a fazer o mesmo com amigos ou familiares.

“Sempre acreditei que falar sobre suas frustrações com alguém que ouve e valida seus sentimentos é muito reconfortante. No entanto, com a solidão aumentando entre alguns grupos etários, muitos indivíduos podem não ter acesso a uma pessoa de confiança e sem julgamentos com quem conversar”, disse Hu.

“Ao mesmo tempo, os chatbots de IA tornaram-se mais avançados, capazes de fornecer respostas semelhantes às humanas. Isso me fez pensar que eles poderiam servir como uma opção alternativa para ajudarem indivíduos a processarem suas emoções. Afinal, ter um “sistema de suporte” adicional disponível a qualquer hora e em qualquer lugar pode ser útil. Portanto, este estudo serviu como uma oportunidade para explorar se os chatbots de IA poderiam ser uma forma prática e eficaz de reduzir efeitos negativos e melhorar o bem-estar emocional.”, completou.

Como o estudo foi feito

150 estudantes da Singapura foram recrutados para o estudo. Um grupo foi convidado a escrever suas frustrações ou uma situação recente que causou desconforto em um documento do Word. Outro grupo relatou essas mesmas coisas para uma Inteligência Artificial, treinada para agir com empatia. Esse último grupo deveria conversar com a plataforma da mesma forma que faria com um amigo ou um familiar. A cada semana, os grupos eram invertidos.

Depois da sessão de desabafo, os participantes preencheram um formulário de pesquisa para avaliar o estresse, emoções negativas, solidão e sensação de apoio social.

O resultado da pesquisa mostrou que desabafar com os chatbots foi mais efetivo do que a escrita em 'diário'. Os participantes afirmavam estar menos irritados ou com raiva após 'conversar' com as Inteligências Artificiais. Isso seria devido à possibilidade de resposta e aconselhamento em tempo real. Já em relação à tristeza, não houve diferenças significativas entre as duas atividades.

“Se você precisar de um ouvido, os chatbots de IA podem servir como uma opção viável”, disse Hu ao PsyPost. “Embora eles não consigam substituir a profundidade da conexão das interações humanas, nossas descobertas ainda mostram que desabafar com chatbots de IA pode efetivamente aliviar sentimentos como raiva ou medo. Isso os torna uma ferramenta valiosa para fornecer alívio emocional temporário, especialmente em momentos em que você só precisa de alguém (ou algo) com quem conversar", finalizou a pesquisadora.