O Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou a implementação do Holmium Laser de 150W (HoLEP) para o tratamento de hiperplasia benigna da próstata (HPB). Duas cirurgias já foram realizadas, sendo que os procedimentos foram classificados como 'bem-sucedidos', evidenciando a eficácia e segurança do tratamento. Em conjunto com a inovação, o hospital inaugura o Núcleo de Disfunção Miccional, um centro multidisciplinar dedicado ao tratamento abrangente de distúrbios do sistema urinário e ao treinamento e capacitação para médicos interessados em adotar essa tecnologia.

O dispositivo é considerado uma evolução tecnológica que oferece resultados otimizados nos procedimentos prostáticos com baixo tempo cirúrgico, beneficiando a recuperação do paciente. Ele também é considerado eficaz no tratamento de cálculos renais, especialmente quando usado em potências mais baixas e com longos pulsos de disparo. Os procedimentos com laser envolvem o uso do Holmium de 150W, que emite luz de alta energia para o descolamento do adenoma da cápsula da próstata, que está causando obstrução ao fluxo urinário.

"O Núcleo é um modelo de trabalho inovador que aborda todas as questões relacionadas ao sistema urinário. Este equipamento, juntamente com outros aparelhos, nos permite diagnosticar e indicar o tratamento de forma mais precisa. O Núcleo representa um dos braços fundamentais da Clínica Urológica do Hospital Vila da Serra", afirmou o médico e coordenador da Clínica de Urologia do Hospital, José Eduardo Fernandes Távora.

A Clínica de Urologia do Hospital Vila da Serra mantém compromisso contínuo com a excelência clínica e cirúrgica em diversas especialidades da urologia. Além disso, a clínica oferece serviços especialmente dedicados ao público feminino, destacando-se no tratamento de infecção urinária e cálculo renal durante a gravidez.

Apresentação

A tecnologia avançada será apresentada no Congresso Mineiro de Urologia, que ocorre entre os dias 20 e 22 de junho, em Belo Horizonte. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) regional Minas.