O influenciador digital João Victor Cristofoli, de 25 anos, está viralizando no Tik Tok ao dizer que ficou cerca de três meses com parte do crânio guardado dentro da barriga. O jovem explicou em vídeo viral, que já acumula mais de 7 milhões de visualizações, que o procedimento foi feito após ele sofrer um grave acidente de moto.


Com a cabeça deformada, e aparentemente com um buraco, João Victor afirmou na publicação que fazia entregas quando se acidentou. Ele fraturou várias partes do corpo, mas a lesão mais séria foi um traumatismo craniano que ocasionava o inchaço do seu cérebro.


O procedimento feito no influenciador foi a retirada "calota craniana", um osso que fica na parte de cima do osso do crânio. A neurocirurgiã Raquel Rodrigues explicou em artigo publicado na internet que o procedimento é feito como uma maneira de abrir espaço para o inchaço do cérebro:


"No traumatismo craniano grave a parte lesionada do cérebro pode inchar, da mesma forma que incha por exemplo seu braço quando ele recebe uma pancada. Só que quando o cérebro incha ele não tem para onde crescer, porque o osso é duro e não cede, impedindo que ele tenha espaço para isso. Ao tirar uma parte do osso do crânio, o neurocirurgião abre espaço para que o cérebro doente e lesionado tenha para onde ir, sem que com isso ele aperte e afete o restante do cérebro que está normal, situação que agravaria ainda mais o quadro do paciente", escreveu a médica formada na  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Após ser retirada, a calota craniana pode ser guardada no abdômen, como foi o caso do influenciador, ou depositada em um 'banco de osso', opção incomum no Brasil.


O osso só é recolocado quando o cérebro começa a desinchar, o que acontece de 3 a 6 semanas depois da lesão inicial. 


João Victor já fez a cirurgia de reconstrução do cérebro e também compartilhou todo o processo nas redes sociais. Durante o processo, o jovem ganhou repercussão e vários seguidores, mas também sofreu com comentários negativos de pessoas que duvidavam do procedimento médico e acreditavam que os vídeos e fotos eram montagens. A médica do influencer confirmou para a imprensa o procedimento cirúrgico.

Veja vídeo:

@eujoaocris

Explicando por que eu estava com a cabeca cerrada 😱😱

♬ som original - João Cris