Preta Gil surpreendeu os fãs neste domingo (26 de janeiro) ao publicar um vídeo atualizando o seu estado de saúde. A cantora, que enfrenta um tratamento contra o câncer de intestino, apareceu dias após fazer uma nova cirurgia e afirmou para os seguidores que  está se acostumando com uma nova realidade, a de usar uma bolsa de colostomia, agora de maneira definitiva.

“Tudo só melhora, mas é difícil. É um reaprender a fazer muitas coisas. Estou me acostumando com a minha bolsinha de colostomia. Sim, eu precisei colocar uma bolsa de colostomia novamente. Desta vez, definitiva, e não provisória como foi a do ano passado.. Agora vou ficar para sempre com essa bolsinha, e sou muito grata a ela por isso. Estou me adaptando"', explicou a artista.


Entenda:

Preta Gil já tinha aparecido usando a bolsa antes de passar por novas cirurgias. O equipamento é colocado em pacientes com estomia, "que consiste na exteriorização de parte do sistema digestório criando uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo", segundo o Guia de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia, do Ministério da Saúde.

A bolsa é colocada no meio externo para coletar todo o material que será eliminado pelo órgão que tem o orifício. No caso de Preta Gil, a estomia está em seu intestino grosso, o que faz com que o equipamento colete as fezes e gazes.

As estomias intestinais são indicadas quando alguma parte do intestino apresenta disfunção, obstrução ou lesão. Esse tipo de procedimento pode ser feito em pessoas com doenças que incluem câncer colorretal, doença diverticular dos colos, doença inflamatória intestinal, incontinência anal, colite isquêmica, polipose, trauma abdominal com perfuração intestinal, mega cólon, dentre outras.