Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriram que o consumo regular de suco de beterraba, rico em nitrato, tem um benefício importante para a saúde dos idosos. Segundo o estudo, divulgado na última sexta-feira (31/8), a bebida diminui a pressão arterial nas pessoas mais velhas.
A pesquisa envolveu 39 adultos com menos de 30 anos e 36 participantes na faixa etária de 60 a 70 anos, todos recrutados por meio do NIHR Exeter Clinical Research Facility. Durante o experimento, os voluntários consumiram doses concentradas de suco de beterraba duas vezes ao dia por duas semanas e, em outra fase, ingeriram uma versão placebo do mesmo suco, porém sem nitrato.
Os cientistas utilizaram técnicas de sequenciamento genético bacteriano para analisar a composição do microbioma oral dos participantes antes e depois de cada condição. As alterações específicas - aumento das bactérias benéficas e redução nas bactérias ruins - nos idosos foi responsável pela mudança na pressão arterial. Esse efeito não foi observado nos sujeitos que ingeriram o placebo.
A professora Anni Vanhatalo, autora do estudo, explicou os resultados: "Uma dieta rica em nitrato tem benefícios para a saúde, e pessoas mais velhas produzem menos óxido nítrico à medida que envelhecem. Elas também tendem a ter pressão arterial mais alta, o que pode estar ligado a complicações cardiovasculares como ataque cardíaco e derrame. A boa notícia é que se você não gosta de beterraba, existem muitas alternativas ricas em nitrato como espinafre, rúcula, funcho, aipo e couve."
Os cientistas explicam que um desequilíbrio entre bactérias orais benéficas e nocivas pode comprometer a conversão de nitrato em óxido nítrico, molécula essencial para o funcionamento saudável dos vasos sanguíneos e regulação da pressão arterial.