A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão das vendas e o recolhimento de todos os lotes do protetor solar Fps 30 Sunlau Uva / Uvb Repelente de Insetos com vitamina E, fabricado pela Henlau Química Ltda. A resolução foi publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União. 

De acordo com a Anvisa, o produto em questão não possui registro sanitário, condição obrigatória para que medicamentos, cosméticos e outros itens dessa categoria possam ser vendidos no Brasil.  A suspensão abrange a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. A agência também determinou o recolhimento de todos os lotes. 

Em nota enviada à reportagem, a Henlau Química informou que o produto objeto da medida preventiva da Anvisa é proveniente de uma linha anterior já descontinuada pela empresa. Ainda, conforme a fabricante, o protetor solar FPS Sunlau UVA/UVB Repelente de Insetos com Vitamina E não é mais fabricado, comercializado ou produzido pela empresa “há considerável período”. 

“É fundamental distinguir que o produto mencionado na Resolução nº 3.398 – ANVISA, não corresponde ao produto atualmente em linha de produção "SUNLAU PROTETOR FPS 30 COM REPELENTE DE INSETOS" (Processo nº 25351.678169/2015-14), cujo registro sanitário encontra-se válido e em plena regularidade até 20/06/2026”, informa o comunicado da empresa. 

Confira abaixo o produto mencionado na resolução da Anvisa e o protetor solar atualmente em produção pela empresa: 

À esquerda produto descontinuado, à direita protetor solar atualmente produzido pela empresa - Foto: Divulgação