veio para ficar

Consulta on-line contribui para o enfrentamento à epidemia de arboviroses

Teleconsulta é capaz de oferecer assistência adequada e ágil em mais de 90% dos casos relacionados às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Por FM O TEMPO
Publicado em 17 de abril de 2024 | 19:15
 
 
 
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Em meio à epidemia de arboviroses, com destaque para o alto número de casos de dengue , a teleconsulta tem se destacado como um serviço crucial para oferecer assistência médica eficiente e segura aos pacientes, diante a busca crescente por atendimento nas unidades de saúde.

De 1º de janeiro a 31 de março, a Unimed-BH registrou 128.088 atendimentos realizados por teleconsulta, sendo 33.938 referentes a doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Apenas em março, foram realizados 49.155 atendimentos, 16.929 deles relacionados a arboviroses. Isso representa cerca de 34% do total e uma média diária de 546 atendimentos ligados ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o diretor de Gestão Assistencial da Unimed-BH, Eudes Magalhães, a Unimed-BH tem vivenciado o maior número de casos de dengue já registrado nos últimos anos. “Até então, o maior número de casos em uma semana tinha acontecido em 2019, quando chegamos a pouco mais de 7 mil registros. Em fevereiro deste ano, em apenas uma semana, foram mais do que 14 mil casos – e mais de 30% deles foram atendidos por teleconsulta”, pontua. A Saúde Digital tem se consolidado cada vez mais dentro da estratégia assistencial para ampliar o acesso com facilidade, qualidade e comodidade.

Agilidade

Apesar de o número alto de atendimentos, Magalhães ressalta que a teleconsulta é um recurso essencial no enfrentamento da epidemia, sendo eficiente e capaz de disponibilizar assistência adequada aos clientes em mais de 90% dos casos. “Ela oferece uma forma ágil de acesso aos serviços de saúde, eliminando a necessidade de deslocamento e o tempo de espera no consultório médico, além de proporcionar maior comodidade e conveniência ao paciente, que pode receber atendimento em casa com facilidade de agendamento e a flexibilidade de horário”, afirma.

“Em casos em que o paciente não tem condição de receber assistência por teleconsulta ou que, depois dela, apresente piora no quadro, ele pode procurar o pronto atendimento, onde vai receber os exames, a medicação e o tratamento para a recuperação”, orienta o diretor da Unimed-BH. Em todo caso, é importante se atentar à gravidade dos principais sintomas das arboviroses, tais como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, falta de ar e sangramentos graves.

Além da teleconsulta, para continuar prestando uma assistência de qualidade mesmo em um cenário de epidemia, a Unimed-BH vem se preparando com diversas ações de enfrentamento, desde o final do ano passado, quando houve sinalização de potencial aumento dos casos. Entre as iniciativas, estão: criação de Salas de Hidratação em diversas unidades; aumento de agendas disponíveis para consultas on-line; reforço da equipe médica e assistencial; divulgação de campanha de comunicação alertando sobre os cuidados, principalmente, em como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e telemonitoramento dos casos de dengue com contatos ativos e chatbot.

Como acessar

A consulta on-line está disponível para todos os clientes da Unimed-BH em Belo Horizonte e região metropolitana. O agendamento pode ser feito via App da Unimed-BH ou pelo site - https://portal.unimedbh.com.br/ , com rapidez e várias possibilidades de horário. Após o agendamento, o cliente recebe um link pelo celular e pelo e-mail para acesso à consulta. No caso de atendimento pediátrico, a criança deve estar acompanhada de um responsável.

A Unimed-BH oferece o serviço de consulta on-line para seus clientes desde o início da pandemia da Covid-19. Após quase quatro anos em funcionamento, a equipe da teleconsulta já realizou mais de 1.365.000 atendimentos. Além disso, conta com médicos de diversas especialidades, como Pediatria, Médico de Família e Comunidade, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia. A Central Consulta On-line também está preparada para realizar atendimento para pessoas portadoras de deficiência visual e auditiva.
A cooperativa reforça que, ao perceberem os primeiros sintomas, os clientes devem procurar o serviço de teleconsulta, disponibilizado 24 horas por dia. É importante também ficar atento aos primeiros sinais e sintomas e procurar o Pronto Atendimento para os casos de urgência e emergência.

 

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