A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise da arbitragem de vídeo (VAR) na anulação do terceiro gol do Goiás contra o América. O jogo, válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, terminou 2 a 2, na Arena Independência, na quinta-feira (17). O lance foi invalidado por causa de um toque da bola no juiz da partida, Caio Max Ribeiro, na origem da jogada. A decisão é questionada pelo Esmeraldino, que pede a anulação da partida.

O gol foi marcado por Ángelo Rodríguez, aos 45 minutos do segundo tempo. Contudo, o lance foi revisto pela equipe de arbitragem de vídeo, liderada por Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, que analisou a decisão como factual, ou seja, sem a necessidade de revisão no telão pelo próprio juiz, que confessa não ter percebido o toque.

O diálogo começa com o árbitro de vídeo atestando a condição legal do lance no quesito impedimento. Em seguida, ele analisa o toque no juiz.

“Essa bola toca no árbitro. Pegou no árbitro. Cara, para mim está dentro do APP (sigla para 'Posse em Fase de Ataque'). Vou precisar chamar o Caio (árbitro) para reavaliar. O toque é muito claro para todos, né?”

Em seguida, os demais envolvidos no VAR concordam. O juiz da partida, então, diz: “Não sinto a bola pegar em mim”, mas os árbitros informam que as imagens são claras. Todos, então, concordam que se trata de uma decisão factual.

Goiás pede anulação da partida

O Goiás ingressou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com um pedido de anulação da partida contra o América. O Esmeraldino alega que a impugnação se dá por um “erro de direito” cometido pelo árbitro da partida, Caio Max Augusto Vieira, do Rio Grande do Norte.

“O Goiás Esporte Clube informa que ingressou com um Pedido de Impugnação de Partida no STJD visando à anulação do jogo contra o América-MG pelo 'erro de direito' cometido pelo árbitro Caio Max Augusto Vieira ao, em claro equívoco na utilização da Regra do Jogo n. 9, anular de maneira infundada o terceiro gol esmeraldino no jogo de ontem”, diz a nota do Esmeraldino.

O que diz a regra

Regra 9 A International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, explica a Regra 9 da seguinte maneira:

“A bola estará fora de jogo quando tocar em um membro da equipe de arbitragem, permanecer no campo de jogo e uma equipe iniciar um ataque promissor; ou a bola entrar diretamente na meta; ou houver a mudança da equipe que tem a posse da bola. Em todos esses casos, o jogo recomeçará com uma bola ao chão.”