Coritiba e América se enfrentam nesta quarta-feira (19), às 21h30, no Couto Pereira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O árbitro principal escalado pela Confederação Brasileira de Futebol para o duelo é Flávio Rodrigues de Souza, que foi pivô de polêmicas ainda na 1ª rodada do Brasileirão Série A 2024.

Na ocasião, Flávio apitou a partida entre Vasco e Grêmio, no dia 14 de abril, em São Januário, que foi marcada por diversas decisões contestáveis da arbitragem. Dentre os principais, um toque de mão na bola dentro da área do lateral-esquerdo do Cruzmaltino Lucas Piton, que, após a revisão no VAR, Flávio decidiu não marcar.

Em outro lance polêmico, o zagueiro gremista Ely pisou no calcanhar do meio-campista vascaíno Galdames, dentro da área. Flávio optou por não marcar a penalidade máxima, decisão que foi prontamente contestada pelos jogadores.

Para além das quatro linhas, após o jogo, nas redes sociais, o vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, classificou a arbitragem comandada por Flávio como “vergonha”. O árbitro relatou na súmula da partida que, ao se dirigir para o vestiário de São Januário, foi interpelado pelo dirigente gremista de “forma desrespeitosa e ofensiva”.

Devido ao ocorrido, a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu Brum com 15 dias de suspensão. Há quatro dias, o órgão acatou recurso do Grêmio e converteu a pena em advertência.

A Confederação Brasileira de Futebol não formalizou a suspensão de Flávio e outros dois árbitros logo na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. O árbitro do jogo entre Coritiba e América, porém, só voltou a trabalhar mais de um mês depois do confronto entre Vasco e Grêmio. Depois de passar pela “geladeira da CBF”, Flávio apitou o jogo entre Operário e Ceará, pela 6ª rodada da Série B.

Desde então, Rodrigues de Souza apitou mais três confrontos, sendo um pela Série B (Chapecoense x Vila Nova) e dois pelo Brasileirão Série A (Botafogo x Fluminense e Criciúma x Bahia).