Após a goleada de 7x0 sobre o Pouso Alegre, a torcida do América renovou as esperanças em um bom desempenho da equipe na temporada, mas a dúvida persiste: William Batista colocará Benítez e Elizari para atuarem juntos no time? Para responder a questão, o treinador do Coelho fez referência a ninguém menos que Xaxi e Iniesta, que marcaram época no Barcelona e na seleção espanhola.
"Eu gosto desse tipo de jogador, desfruto muito desse tipo de jogador. Acho que os jogadores que eu mais desfrutei assistindo, e talvez (por isso) me tornei treinador, foram Xavi e Iniesta no meio campo do Guardiola, que são jogadores que passavam bem em espaços curtos, que têm boas assistências para gol", afirmou William Batista ao ser questionados se os 'hermanos' do Coelho podem atuar juntos.
O treinador, inclusive, disse já ter feito isso na reta final da partida de estreia da equipe no Estadual. "Eu coloquei os dois juntos naquele momento do Uberlândia, no 2 a 2, ali para tentar fazer o terceiro gol", ressaltou. Mas não quis cravar a possibilidade de escalar os dois para iniciar uma partida.
"A gente tem essa dupla muito técnica, tem o casamento perfeito entre os dois, mas também de Barros e Miqueias ou de Barros e Benitez. Acho que a estratégia do jogo vai dizer pra mim e pra comissão técnica o que é o cenário perfeito. Se vai com os dois juntos, se daqui a pouco Miquéias e Barros e o Yago, do mesmo jeito também", afirmou William Batista.
"É analisar cada contexto, de jogo a jogo, ver o que o adversário vai nos proporcionar para usar da melhor maneira tanto os dois como os outros jogadores", acrescentou o técnico.
William destaca a longa temporada que o Coelho terá pela frente e entende que os dois jogadores têm condições de serem titulares. "O mais importante disso é que tanto os dois como os outros jogadores estão se preparando para poder ser titulares e para aquilo que vai ser a exigência dos nossos jogos na temporada".
AMIZADE
Praticamente contemporâneos - Benítez tem 30 anos e Elizari, 33 -, os dois argentinos já têm uma relação de amizade de longa data, já que atuaram juntos nas categorias de base do Independiente.
Benítez e Elizari chegaram a subir para o grupo profissional da equipe argentina, mas apenas o primeiro deles teve chances de fato. Elizari, então, foi buscar oportunidades em outras equipes.
Elizari chegou ao Coelho em junho de 2024, quando Benítez estava se recuperando de cirurgia para tratamento de ruptura no tendão de Aquiles. Naquela época, ele revelou que a conversa com o velho amigo foi decisiva para aceitar a proposta do América.
Benítez e Elizari têm contrato com o América apenas até o dia 31 de dezembro de 2025.
CAMPEÕES DE TUDO
Citados pelo técnico do América, os espanhois Xavi e Iniesta formaram uma das duplas de meio-campistas mais famosas e vitoriosas da história do futebol nas últimas décadas.
Eles jogaram juntos por quase uma década, tendo conquistado títulos tanto pela Espanha (Copa do Mundo e Eurocopa), quanto pelo Barcelona (Mundial de clubes, Liga dos Campeões, Espanhol, Supercopa da Espanha, Copa do Rei, entre outros).
No total, Xavi e Iniesta (foto abaixo - Barcelona/Divulgação) atuaram juntos em 486 jogos, tendo sido responsáveis por 114 gols e 244 assistências neste período.