O América estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com o pé direito. O Coelho superou o Piauí na abertura do principal torneio de juniores do país, em um jogo que teve lances emocionantes nos minutos finais de cada etapa.

Depois de pressionar e ser superior durante todo o primeiro tempo, a equipe mineira abriu o placar quando já eram decorridos 45 minutos, com um gol do camisa 10, Yago. Principal promessa do escrete americano, o meia foi às redes depois de completar, de cabeça, o cruzamento feio por Caio Maciel. 1 a 0 para o Coelho. 

Aos 13 minutos da etapa complementar, Caio Maciel voltou a ser decisivo e participou de novo gol. O jogador cobrou escanteio que Samuel Bastos cabeceou para o fundo das redes adversárias, ampliando a vantagem americana. 2 a 0 para o Coelho.

Com o placar, o América esfriou o jogo e soube dominar as principais ações da partida, impondo-se diante do Piauí, o que não impediu que, aos 47 minutos da etapa final, sofresse um susto com a marcação de um pênalti para a equipe nordestina.

O atacante Luiz foi a cobrança e acabou desperdiçando ao tentar enganar o arqueiro americano. A bola acabou acertando o travessão e morreu fora do campo, dando números finais à peleja. Com o resultado, o América assumiu a liderança do grupo 26 com os mesmos 3 pontos do Sfera, que superou o Estrela de Março por 2 a 1, mas em vantagem no saldo de gols. 

Na terça, novamente às 15h15, o América volta a campo contra o Estrela de Março em busca de uma nova vitória para confirmar a sua classificação à próxima fase da competição.