O América está classificado para a semifinal do Campeonato Mineiro, mas passou com emoção e com um empate frustrante. O Coelho e o Aymorés não mexeram no placar, na noite desta quarta-feira (12), no Independência. Apesar da igualdade sem gol, o América terminou a primeira fase do Estadual na liderança do Grupo B, com 13 pontos - um a mais que o Athletic, que perdeu em casa para o Betim por 4 a 1.

O time de São João del-Rei abriu a rodada na liderança da chave do Coelho, com 12 pontos. Porém, jogando em casa, o Esquadrão foi goleado por 4 a 1.

Agora, o América vai enfrentar na semifinal o Cruzeiro. As datas dos duelos de ida e volta ainda serão definidos pela Federação Mineira de Futebol. Por ter feito melhor campanha, o Coelho vai decidir o confronto como mandante no segundo jogo.

Primeiro tempo

O América não começou bem a partida. Mesmo com mais posse de bola, o time de William Batista viu o Aymorés produzir as melhores oportunidades e obrigar o goleiro Matheus Mendes a fazer boas defesas, No ataque, a equipe encontrou dificuldades para fazer as peças se conectarem.

Na “segunda metade” da etapa inicial, o Coelho melhorou de desempenho, ao conseguir conectar, principalmente, Figueiredo e Marlos, do lado esquerdo. Na contramão, o lado direito do América não teve uma boa atuação, sobretudo por conta dos erros de Adyson.

Ironicamente, já nos acréscimos, porém, a melhor chance do América - e do jogo - partiu dos pés do ponta-direita do Coelho, que obrigou o goleiro Luís Augusto a fazer uma grande defesa. Depois da intervenção do arqueiro, a bola ainda bateu na trave. De qualquer maneira, as equipes foram para o vestiário com o placar em branco.

Segundo tempo

Ainda que de maneira tímida, o América voltou melhor para o segundo tempo. Logo aos oito minutos da etapa complementar, em dois lances cobsecutivos de bola alçada na área do Aymorés, detalhes impediram o Coelho de abrir o placar.

Na sequência, o nervosismo passou a tomar conta do ataque americano, que desperdiçou boas oportunidades em sequência. Jonathas perdeu dois gols, e Adyson obrigou o goleiro do Aymorés a fazer uma defesa à queima-roupa, ainda na pequena área do time de Ubá.

Depois do período em que conseguiu encaixar uma "blitz" ofensiva, o América caiu de rendimento e parecia mais preocupado em não perder o jogo e, com a combinação de resultados, garantir uma vaga na semifinal do Mineiro.

América 0 x 0 Aymorés

  • Motivo: 8ª rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro
  • Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG

Arbitragem

  • Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
  • Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira
  • Assistente 2: Pablo Almeida Costa
  • 4º árbitro: Adílio Ribeiro da Silva
  • VAR: Wagner Reway

América

Matheus Mendes; Júlio (Samuel Alves), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias (Yago Santos), Cauan Barros (Kauã Diniz) e Fernando Elizari; Adyson (Jhonnatan), Figueiredo (Renato Marques) e Jonathas. Técnico: William Batista.

Aymorés

Luís Augusto; Da Silva, Diego Gomes, Feliphe Gabriel e Pedro Rosa; Adsson, Patrick Santos (Marcinho) e Assis; Emerson Junior, Luis Gustavo (Bruninho) (Anderson Tanque) e Luis Felipe (Jhonatha). Técnico: Luciano Quadros.