O América se movimenta nos bastidores para alterar o comando do Conselho de Administração (CA) do clube. Isso porque o presidente, Alencar da Silveira Jr, deve assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O mandatário do Coelho, também deputado estadual, é candidato único à vaga. Por legislação, Alencar não pode presidir o CA e, ao mesmo tempo, ter uma das cadeiras do TCE-MG.
A livre concorrência para Alencar, conforme informou a reportagem de O TEMPO, foi encaminhada nessa terça (9), quando o deputado estadual Sargento Rodrigues (PL) desistiu de disputar a indicação para a vaga deixada pelo ex-conselheiro José Alves Viana.
A candidatura de Alencar é apoiada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele será sabatinado pelo Legislativo Estadual na próxima segunda-feira (14), etapa que o credenciará para a votação em plenário, prevista para agosto, após o fim do recesso parlamentar.
Depois, caberá ao governador Romeu Zema (NOVO) formalizar a nomeação, o que pode ocorrer em até 30 dias. Já a posse poderá ser realizada em até 60 dias após a nomeação oficial. Segundo o América, durante esse período, Alencar seguirá exercendo as funções como presidente e vai liderar o processo de transição em conjunto com o Conselho de Administração.
Palavra do presidente
Dado o processo de nomeação, Alencar disse à reportagem de O TEMPO Sports que deve ficar no América até setembro ou outubro deste ano. Antes de deixar a presidência do Conselho do Coelho, o mandatário afirmou que pretende fazer uma série de reuniões, com líderes de torcidas e membros dos demais conselhos do clube, para mostrar a realidade operacional do América e prestar contas de sua gestão
“Vou ter a oportunidade de me sentar com os representantes das torcidas, mostrar a realidade do América e o que a gente está fazendo. Também pegar sugestões de todos para o próximo membro do Conselho Administrativo. Vou fazer uma reunião de todos os conselhos para entregarmos a nossa prestação de contas desse período à frente do clube”, afirmou Alencar.
Mandato
Alencar foi reeleito para presidir o Conselho do América em novembro de 2023. O mandato do grupo gestor é válido pelo triênio 2024-2026, o que significa que os demais membros do CA continuarão à frente do Coelho. Segundo o próprio Alencar, o Conselho receberá um membro para substituí-lo, e a presidência é que será mudada.
O atual mandatário do Coelho voltou a comandar o futebol do clube após Marcus Salum deixar o posto para dedicar-se ao projeto de Sociedade Anônima do Futebol do clube, o que aconteceu na virada de 2024 para 2025.