O América vive forte pressão na Série B do Campeonato Brasileiro, na 17ª posição, com 21 pontos, na zona de rebaixamento. É neste contexto que o goleiro Dalberson, pouco utilizado na temporada, pode voltar a ter chance no gol do Coelho no lugar de Matheus Mendes.
Emprestado pelo Atlético ao Coelho, Mendes não irá viajar para enfrentar o Amazonas, às 20h, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, pois está em processo de negociação com o Alverca, de Portugal. Enquanto as tratativas entre os clubes estiverem acontecendo, a postura do América será a de manter o atleta treinando.
Caso Dalberson, considerado o reserva imediato, seja o escolhido pelo técnico Alberto Valentim, ele terá de superar a falta de ritmo e a confiança abalada do grupo, em meio à crise pela qual passa o time mineiro na competição, com risco de queda para a Série C.
Após passar por uma cirurgia no ombro em novembro de 2024, Dalberson perdeu parte da temporada 2025. O jogador só ficou totalmente recuperado para entrar em campo no final de maio, quando Mendes já era considerado o titular do time americano.
Ao todo, o postulante para vestir a camisa 1 do clube diante da equipe amazonense, só disputou três partidas neste ano. São elas: derrota para o Botafogo-SP (2 a 1), empate com Athletico Paranaense (2 a 2) e na derrota para Cuiabá (3 a 1).