Mais um revés

América perde para o Bahia e volta à lanterna do Brasileirão

Além da derrota por 3 a 1, Coelho ainda chega à marca negativa de 40 gols sofridos no campeonato nacional

Por Débora Elisa
Publicado em 06 de agosto de 2023 | 20:34
 
 
 
normal

O América segue em uma longa sequência sem vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (6/8), foi superado pelo Bahia por 3 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e caiu para a lanterna do Brasileirão. Até agora, são duas vitórias, quatro empates e onze derrotas em 17 partidas, e o último triunfo foi no dia 9 de junho, quando venceu o Corinthians por 2 a 0.

A má fase do setor defensivo do Coelho ficou mais uma vez evidente na partida. Os tentos marcados pelo Esquadrão levaram o América ao 40º gol sofrido na competição, se consolidando como o time mais vazado do ano no futebol nacional. O Coritiba, segundo pior no quesito, sofreu 33. Para piorar, o zagueiro Burgos recebeu dois cartões amarelos, foi expulso e está suspenso para o próximo jogo, contra o Goiás.

Sem aproveitar a chance de aumentar o moral antes de partir para o jogo decisivo da quinta-feira (10/8), o América agora tem pouco tempo para se reencontrar antes de enfrentar o Bragantino, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. No Brasileiro, se complicou ainda mais, e precisa de uma sequência quase perfeita no restante do torneio para escapar do rebaixamento.

Bahia x América: como foi o jogo

Os primeiros 15 minutos foram de pressão total em cima do América, com o Bahia levando perigo ao gol de Matheus Pasinato. Depois do susto inicial, o Coelho conseguiu se soltar mais, mas não demorou até que suas redes fossem balançadas pela 38ª vez no Brasileirão.

Em bela jogada individual pelo lado esquerdo, Camilo Cândido avançou até perto da linha de fundo e tocou para o meio encontrando Everaldo, que bateu cruzado sem muita força, mas pegou o arqueiro no contrapé para abrir o placar.

O Esquadrão colocou mais intensidade no jogo na primeira parcial e foi para o vestiário merecendo a vantagem no placar, principalmente com boas atuações pelas laterais. Pelo meio de campo, porém, foi como o América conseguiu levar armar mais jogadas, aproveitando de erros de marcação dos adversários.

Depois do intervalo, foi pelo mesmo lado esquerdo que o América conseguiu o empate. Em bola parada após falta sofrida por Pedrinho, Benítez coloca, com tranquilidade, a bola na cabeça de Mastriani, que subiu sozinho para estufar a rede do arqueiro Marcos Felipe, que nem se moveu no lance. Após quatro minutos de revisão pelo VAR, gol confirmado pela arbitragem.

Durou pouco o alívio sentido pelo torcedor do Coelho, porque quatro minutos depois Cauly tirou o empate do placar. O meio-campista invadiu a área ao receber passe de Rezende e finalizou firme, cruzado, longe do alcance de Pasinato. A bola chegou a triscar a trave antes de entrar.

O baque do gol sofrido rapidamente foi grande na zaga americana, e piorou após o zagueiro Burgos receber o segundo cartão amarelo e ser expulso. Com o América desorganizado e jogando com um a menos, não demorou até o Bahia ampliar e incendiar a arquibancada na Arena Fonte Nova com gol de Ratão. Cauly, novamente em jogada individual, entrou na área e tocou para o meio, encontrando Ratão em posição legal, frente a frente com o arqueiro do Coelho que nada pôde fazer para impedir o gol.

Mesmo com placar controlado, o Bahia seguiu propondo o jogo e trabalhando bem a bola. Os nove minutos de acréscimo ainda permitiram que o Esquadrão chegasse com perigo mais algumas vezes à área do time mineiro, e um chute forte da entrada da área quase mudou o resultado nos últimos minutos, mas a partida terminou em 3 a 1 para os donos da casa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!