Xô, preconceito!

América se engaja no combate à Discriminação racial no futebol: "luta é diária"

Clube usa suas redes sociais para reforçar a importância do combate a todo tipo de preconceito

Por Frederico Teixeira
Publicado em 21 de março de 2024 | 16:21
 
 
 
normal

O América utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (21) para reforçar seu empenho na luta contra a Discriminação Racial no esporte.

"No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, queremos reafirmar o compromisso de lutar diariamente contra o racismo e todo tipo de preconceito nos mais diversos âmbitos da sociedade! A luta é diária e por todos!", postou o clube.

Na publicação, o América ressaltou dados coletados por uma pesquisa realizada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, entre julho e agosto de 2023, com 508 profissionais que atuam nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro Masculino e nas Séries A1 e A2 do Brasileiro Feminino.

De acordo com os dados, 41,8% dos entrevistados negros e 31,6% dos entrevistados indígenas relataram já terem sido vítimas de racismo em ambientes relacionados ao exercício de sua profissão.

A mesma pesquisa constatou que 59,3% dos entrevistados acabaram não fazendo a denúncia do caso e que 27,7% dos ataques estavam ligados ao próprio clube em que os profissionais estavam vinculados.

Nos últimos anos, o América sempre buscou dar espaço a ações de combate ao racismo. Também em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o clube tem lançado camisas em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.  

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol foi criado para monitorar e divulgar casos de racismo no futebol brasileiro e dar destaque às ações afirmativas no comabte ao preconceito. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!