Invicto no Horto há nove meses, o América jogou mal na noite desta quarta-feira (8), e perdeu por 2 a 0 para o Ceará, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Independência. O homem do jogo foi o colombiano "Speed" Mendoza. Marcou os dois gols do Vozão.
Com o resultado, o Ceará foi aos 13 pontos subindo provisoriamente para o 10º lugar do Brasileirão, mais distante do Z-4. O América segue com 14 pontos e terminou o jogo na 6ª posição na tabela, mas pode cair até o fim da rodada.
Foi a primeira vitória do Vozão contra o Coelho, em BH, e após 9 jogos de jejum. O último revés do Ceará contra o América havia sido em 2015, pela Copa do Brasil, um 3 a 0 em Fortaleza.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o América encara o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Morumbi. No mesmo horário e dia, o Ceará joga fora de casa contra o Goiás, em Goiânia.
Como foi o jogo?
O jogo do América começou bem equilibrado, com às duas equipes se estudando em campo. No Coelho, a principal mudança promovida por Mancini foi Everaldo no lugar de Gustavinho no ataque. Algo esperado, afinal, Everaldo foi decisivo na vitória do Coelho contra o Cuiabá, por 2 a 1.
A partida seguiu morna até os 21 minutos, quando o Ceará surpreendeu a defesa do Coelho no contra-ataque para o artilheiro do Ceará na temporada, o colombiano “Speed” Mendoza, fazer o 14º gol dele no ano, o quinto no Brasileiro.
Em um lançamento de Rodrigo Lindoso, o atacante do Vozão honrou o apelido de “veloz”, ganhou a bola na dividida com Patric, e chutou forte na saída do goleiro Jaílson para estufar as redes.
Reclamação e VAR
Os jogadores do Coelho ainda reclamaram de falta no lance. Revisado no VAR pelo juiz da partida Douglas Marques das Flores, de São Paulo, o gol foi confirmado.
No primeiro tempo, o América até finalizou mais a gol (8 contra 3 do Ceará). Pouco efetivo no ataque, não conseguiu o gol de empate e foi para o intervalo do jogo em desvantagem. A caminho dos vestiários, o clima esquentou. Houve muito bate-boca e troca de empurrões entre os jogadores.
Patric dormiu no ponto
Na volta para o segundo tempo, Vagner Mancini mexeu na frente. O atacante Wellington Paulista entrou no lugar de Aloísio. Contudo, o problema do Coelho estava mesmo é na defesa.
Aos 9 minutos, em novo lance de contra-ataque, o Ceará ampliou para 2 a 0 com ele novamente, Mendoza. Livre de marcação, o camisa 10 do Ceará avançou rápido nas costas de Patric, recebeu a bola e bateu de canhota para marcar o segundo gol dele no jogo. Irritado com a falha na marcação, Mancini logo depois sacou Patric e acionou Cáceres do banco.
Aos 30, o técnico do Coelho decidiu partir para o tudo ou nada. Tirou o meia Alê e colocou o atacante Henrique Almeida, mas as trocas não foram suficientes para incomodar e dar trabalho ao goleiro do Ceará João Ricardo, ex-arqueiro do próprio América. E foi assim até o apito final.
Ficha do jogo - América 2 x 0 Ceará
10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022
América: Jailson, Patric (Cáceres), Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal (Rodriguinho), Juninho e Alê (Henrique Almeida); Felipe Azevedo (Gustavo), Aloísio (W. Paulista) e Everaldo. Técnico: Vagner Mancini
Ceará: João Ricardo, Nino Paraíba (Iuri Castilho), Messias, Gabriel Lacerda e Victor Luis; Richard Coelho (Geovane), Rodrigo Lindoso (Fernando Sobral), Richardson e Vina (Michel Macedo); Mendoza e Matheus Peixoto (Cléber). Técnico: Dorival Jr.
Cartões amarelos: América (Juninho, Felipe Azevedo e Henrique Almeida); Ceará (Nino Paraíba e Rodrigo Lindoso)
Gols: Ceará (Mendonza - 21' 1ºT e aos 9' 2ºT)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (CBF-SP)
Local: Arena Independência
Público: 2.132 pessoas
Renda: R$ 57.365