Manto

Após bons números em 2019, América pensa em desenvolver ainda mais a ‘Sparta'

Marca própria de fabricação de uniforme do Clube substituiu a Lupo, fornecedora de material esportivo até 2018

Por Léo Campos
Publicado em 02 de julho de 2020 | 16:02
 
 
 
normal

Com a não renovação de contrato com a Lupo, após seis anos de vínculo como fornecedora de material esportivo, o América anunciou a criação da marca Sparta, no segundo semestre de 2018. Inspirada no exército espartano, representando o espírito guerreiro e de coragem dos americanos, a marca própria nasceu de uma parceria com a Gadel Consultoria e designer Adriano Ávila, fundador do Futbox.com.

A primeira linha de fabricação própria já entrou em ação na temporada passada, após muitos estudos e pesquisas sobre o mercado, como conta o diretor de marketing e negócios do Clube, Erley Lemos.

“Esse processo de implementação da marca própria ele realmente foi longo e muito debatido dentro do Clube. A gente pesquisou bastante sobre o tema, além dos riscos e oportunidades. Ele foi pautado muito nas possibilidades de gerar mais receita para o América, como um novo elemento para se relacionar com a torcida. E apesar de estar vinculada ao clube e carregar um pouco das características do América, a Sparta tem uma personalidade própria e a nossa intensão, inclusive, é de que ela tenha cada vez mais vida própria e consiga atingir os diversos públicos”, comentou Erley, em live promovida pela TV Coelho.

Apesar de ser o primeiro ano e alguns erros terem acontecido, o dirigente avalia saldo positivo na arrecadação. “A gente passou por um momento de muito aprendizado, principalmente, na parte técnica de desenvolvimento e criação até colocar o produto na prateleira. Obtivemos um resultado de venda muito interessante o ano passado, se comparado ao ano anterior. A gente projeta bons resultados a partir desse ano, obviamente, assim que as coisas retornarem ao normal”, salientou

A fabricação do próprio uniforme não é uma exclusividade do Coelho. Outros clubes como Bahia, Fortaleza, Ceará, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Coritiba e tantos outros, já possuem marca própria. O próximo passo do América, no entanto, é produzir outros produtos, além do uniforme de jogo.  

“Entendemos que esse ano a gente vai dar mais um passo de evolução dessa marca. A gente planeja trazer outros produtos e fazer novas entregas que não sejam somente a camisa oficial. Vamos permear outras áreas também”, revelou o dirigente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!