Fez história

Arrancada histórica na Série B marca passagem de Felipe Conceição pelo América

Treinador pediu demissão na noite desse sábado (25) para comandar o Red Bull Bragantino

Por Isabelly Morais
Publicado em 26 de janeiro de 2020 | 10:00
 
 
 
normal

Enquanto o Red Bull Bragantino se aproximava do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019, o América apresentava uma grande reação na fuga do rebaixamento. Um dos nomes da crescente americana foi o técnico Felipe Conceição, que pediu demissão na noite desse sábado (25) para assumir justamente o time de Bragança Paulista. O Coelho foi de lanterna a apenas um ponto do acesso, e a saída de Felipe não apaga a grande campanha do ano passado.

A trajetória de Felipe Conceição no América começou em meados de 2018, ainda como auxiliar técnico. No Coelho, ele acompanhou os trabalhos de Ricardo Drubscky, Adilson Batista, Givanildo Oliveira e Maurício Barbieri, seu antecessor. A oportunidade de treinador veio em julho de 2019, quando assumiu o América na 19ª colocação da Série B. O cenário era de nove rodadas já disputadas, figurando em todas elas na zona de rebaixamento. 

A arrancada do América começou em 20 de julho, dia da primeira partida sob comando de Felipe Conceição. Com um panorama de ameaça à Série C, nem o mais otimista americano imaginava que o ex-auxiliar conduziria o time à briga pelo acesso à elite.

Da 10ª até a 16ª rodada, o Coelho caminhou pelo Z-4 para não mais voltar. O time foi saltando posição a posição até entrar no G-4, na 27ª rodada, e a briga naquele momento era outra. Já na reta final da competição, as oscilações foram pequenas, entre quarta e quinta posições. 

De um time que brigava para não cair, o América chegou na última rodada dependendo apenas de si para subir. Em casa, diante do rebaixado São Bento, o time não se encontrou em campo e acabou sendo derrotado por 2 a 1. Mesmo com a permanência na segunda divisão, a torcida americana aplaudiu a equipe no fim da partida, tamanha a expressividade da campanha em 2019. 

Confira a evolução do América na Série B do ano passado, sendo que Felipe Conceição assumiu a partir da 10ª rodada:

A passagem de Felipe pelo América enquanto treinador contabiliza 30 jogos, com 16 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas - aproveitamento de 62%. Sob seu comando, o time marcou 38 gols e sofreu 22. Esses números traduzem a trajetória de Felipe no segundo semestre de 2019 e o duelo isolado de 2020 pela rodada de abertura do Mineiro. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!