Sem vencer há sete jogos e com apenas três pontos a mais que o Ceará, primeiro clube na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o América viu subir de 23% para 30,2% a sua chance de voltar a disputar a Série B na próxima temporada. A projeção é do site do Departamento de Probabilidades no Futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Faltando oito rodadas para encerramento do Campeonato Brasileiro, o América vai fazer quatro jogos como mandante (contra Cruzeiro, Paraná, Santos e Bahia) e quatro como visitante (com Chapecoense, Internacional, Palmeiras e Fluminense). Destes adversários, Grêmio, Internacional e Palmeiras estão na briga pelo G-6 e pelo título.

Cruzeiro e Fluminense ocupam um lugar intermediário na tabela de classificação, o Santos ainda sonha com o G-6, o Bahia tenta se distanciar do grupo dos quatro últimos colocados, enquanto que o Paraná dificilmente deverá escapar do rebaixamento. Nos últimos dez anos, a equipe que conquistou 43 pontos conseguiu evitar o rebaixamento à Série B. A margem segura nesta temporada, segundo sites especializados em número, seria de 45 pontos.

Com mais 24 pontos em disputa, o América precisaria, matematicamente, de mais 11 pontos para garantir sua permanência, o que representaria três vitórias e dois empates. “É evidente que preocupa a sequência de sete jogos sem vitória. Mas o segundo turno é mais difícil, mais equilibrado, com jogos de muita parte tática e de controle do jogo”, afirmou o técnico Adílson Batista.

O América não vence pelo Campeonato Brasileiro desde o dia 6 de setembro, quando bateu o Vasco por 2 a 1, na Arena Independência, em partida válida pela 23ª rodada. Após este confronto, o time empatou cinco jogos e perdeu dois. O empate sem gols com o Grêmio nesse sábado (20) só não foi pior para o alviverde porque a Chapecoense perdeu para o Cruzeiro, o Ceará foi derrotado pelo Palmeiras e o Vitória empatou com o Corinthians.