Beneficiado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, o América está buscando recursos para a implantação do seu museu, que será localizado na sede administrativa do clube no Boulevard Shopping. A intenção, segundo a diretoria, é reunir um acerco mostrando a história de mais de cem anos do alviverde.
“Penso que quem não se preocupa com sua história, não consegue construir seu futuro. Isso vale para países, empreendimentos e, também, clubes. Por isso, é muito importante que o América resgate a sua história através de um memorial, de um museu, a fim de que as pessoas possam conhecer, compartilhar e entender melhor o que significa o América”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Márcio Vidal.
A captação para implantação do museu ocorrerá através de patrocínios e doações. Em ambos os casos, a pessoa física ou jurídica poderá deduzir 100% do valor investido no Imposto de Renda.“O projeto teve início em 2017, quando o clube começou a buscar os recursos proporcionados pela Lei Rouanet e a aprovação do Ministério da Cultura para conseguirmos captar através de doações”, declarou Márcio Vidal.
O foco desse centro de memória do clube será a interação com o visitante, que poderá conhecer seus primórdios, a relação com a expansão da cidade de Belo Horizonte, as personalidades que participaram dos primeiros anos do América, os atletas e dirigentes que defenderam o clube, bem como uma viagem no tempo com a apreciação de artigos, troféus, evolução dos uniformes, histórias das conquistas do passado e acontecimentos que marcaram o América em solo brasileiro e no exterior.
“Teremos vários feitos interessantes para mostrar ao visitante. Por exemplo, o América foi o primeiro clube de Minas Gerais a fazer uma viagem ao exterior, em uma década em que isso não era comum. Além disso, o resgate dos títulos nacionais, estaduais e outras conquistas e acontecimentos marcantes que demonstram a relevância do clube”, ressaltou Márcio Vidal.
O dirigente destacou que o museu do América foi projetado com base em muito estudo e visitas a outros museus de futebol já existentes, através de benchmarking com outros clubes do Brasil, do exterior e, também, com museus de outras temáticas que não o futebol. “Teremos troféus, camisas lendárias, vídeos interativos, dentre outros itens. Enfim, nosso intuito é proporcionar um memorial bastante moderno e que gere uma experiência muito bacana para quem o visitar”, disse o presidente do Conselho Deliberativo.