Técnico

De contrato novo, Mancini pode ser o mais longevo dos últimos 40 anos no América

Enderson Moreira ficou cerca de 1 ano e 11 meses, entre julho de 2016 e junho de 2018

Por Gabriel Moraes
Publicado em 27 de setembro de 2022 | 20:47
 
 
 
normal

Após renovar o seu contrato por mais dois anos com o América, o técnico Vagner Mancini poderá atingir feitos marcantes pelo clube. E um deles diz respeito à sua longevidade no comando: caso fique até o final do seu vínculo, o paulista de Ribeirão Preto será o comandante com mais sequência dos últimos 40 anos.

Na atual passagem, ele chegou em abril de 2022, ou seja, tem aproximadamente cinco meses e meio no cargo. Desde o início da década de 1980, quem ficou mais tempo seguido foi Enderson Moreira, estando apenas cerca de 1 ano e 11 meses, entre julho de 2016 e junho de 2018.

Isso significa que Mancini atingiria esse objetivo por volta de fevereiro de 2024. Caso fique até o fim desse ano, sua manutenção chegaria a 2 anos e 8 meses.

Leia mais: Com novo contrato, Vagner Mancini atinge feito inédito na carreira

Considerado o "rei do acesso", o icônico treinador Givanildo Oliveira acumula quatro passagens pelo CT Lanna Drummond, entre 2009 e 2019, mas todas elas foram curtas: 7 meses; 1 ano; 1 ano e 8 meses; e 5 meses; totalizando cerca de 3 anos e 8 meses.

Mancini, de 54 anos, está em sua segunda passagem pelo Coelho. Na primeira, ele ficou entre junho e outubro de 2021, quando aceitou uma proposta do Grêmio para salvar o time gaúcho do rebaixamento, o que acabou não acontecendo.

Naquele ano, comandou bem o time no Brasileirão Série A – além de salvar o clube de um novo rebaixamento, encaminhou uma classificação inédita para a Copa Libertadores.

Em abril deste ano, voltou a Belo Horizonte após um trabalho frustrante em Porto Alegre – chegou para substituir Marquinhos Santos, que havia entrado em seu lugar no ano passado. Até aqui, vem fazendo uma boa campanha novamente.

No atual trabalho, foram 36 jogos disputados com aproveitamento de 47,2%, que iguala a marca do ano passado. O América é o 8º colocado, com 39 pontos, na zona de classificação para a Sul-Americana.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!