No início desta temporada o América foi ao mercado com o objetivo de reforçar o elenco para a disputa da Copa Libertadores, competição na qual o clube nunca havia integrado. Como para vários jogadores do atual elenco americano também seria a primeira participação no torneio, a diretoria fez algumas contratações pensando em formar um time experiente em jogos internacionais, e com isso anunciou Raul Cáceres, Germán Conti e Índio Ramirez.
Com poucas oportunidades no Cruzeiro, o paraguaio Raul Cáceres chegou ao Coelho para disputar posição com Patric. No entanto, o lateral-direito ainda não conseguiu convencer o torcedor, mesmo participando de sete dos 11 jogos da equipe na temporada. Na Libertadores, entrou em campo apenas no primeiro jogo contra o Guaraní-PAR, aos 31 minutos do segundo tempo. No Paraguai, atuando em seu país, Cáceres não saiu do banco de reservas na vitória histórica da equipe mineira, em Assunção.
Já o zagueiro Germán Conti, atuou na Copa Sul-Americana, do ano passado, defendendo a camisa do Bahia. O tricolor foi eliminado ainda na fase de grupos, após derrota para o Montevideo City Torque, partida em que o zagueiro acabou sendo expulso. No América, Conti atuou em apenas cinco jogos, todos pelo Campeonato Mineiro, mas sempre quando o técnico Marquinhos Santos escalou um time alternativo. Na estreia do Coelho na Libertadores, Conti não pode atuar pois cumpriu suspensão pela expulsão quando estava no Bahia. O argentino de 27 anos chegou ao clube por empréstimo junto ao Benfica-POT, até o fim desta temporada.
Outro estrangeiro anunciado pelo América no início deste ano foi o meia Índio Ramírez, que também estava no Bahia, e chegou por empréstimo junto ao Atlético Nacional-COL, até o fim da temporada. Ramírez foi titular em três dos sete jogos que disputou pelo América. Na primeira partida contra o Guaraní, Índio estava entre os 11 iniciais, pois Alê havia testado positivo para a Covid-19. No embate no Paraguai, ele saiu do banco aos 27 minutos do segundo tempo, justamente na vaga de Alê. Nas cobranças de pênaltis, foi o quarto a cobrar para o América, marcando o terceiro gol do Alviverde.
O elenco americano ainda conta com o atacante Berrío. O colombiano chegou ao clube no ano passado para a disputa do Campeonato Brasileiro, mas não atuou nesta temporada devido a uma lesão na tíbia. Berrío foi campeão da Libertadores em 2016 com o Atlético Nacional, e em 2019 defendendo a equipe do Flamengo, mas o atleta ainda permanece entregue ao departamento médico.
Para Cáceres, Conti e Índio Ramirez, a partida contra o Barcelona de Guayaquil é mais uma oportunidade de tentar garantir um espaço no time titular. O primeiro duelo entre as duas equipes será nesta terça-feira (8), às 21h30, na Arena Independência. O Coelho tenta acabar com a invencibilidade dos equatorianos que ainda não perderam em jogos oficiais na temporada.