Bastidores

Exclusivo: América encaminha acerto para o retorno do técnico Lisca

O treinador poderá assumir o time do Coelho após a saída de Vagner Mancini

Por Edivaldo Miranda e Dimara Oliveira
Publicado em 07 de agosto de 2023 | 14:49
 
 
 
normal

O América se aproxima do acerto com o novo treinador para o time. Trata-se de um velho conhecido, o técnico Lisca, que passou pelo Coelho nas temporadas 2020 e 2021. Conforme O Tempo Sports apurou com exclusividade, um acerto entre o técnico e o clube está bem encaminhado.  

Lisca deixou boas lembranças para a torcida do América. Em 2020, chegou com a equipe até a semifinal da Copa do Brasil, quando acabou eliminado pelo Palmeiras. Apesar disso, foi a melhor campanha conquistada pela equipe mineira na história da competição mata-mata.  

Ainda em 2020, ele comandou o Coelho na campanha do vice-campeonato da Série B, quando o América conquistou o acesso para a Série A. Lisca deixou o clube mineiro em 2021, após um ano e quatro meses. No comando do time, ele participou de 82 jogos, com 40 vitórias, 27 empates e 15 derrotas, aproveitamento de 60 %.  

O treinador chegaria para ocupar o posto do técnico Vagner Mancini, desligado do América na noite desse domingo (07/08). A derrota para o Bahia, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, foi o estopim para a diretoria americana mudar o comando do time.  

“Quero, antes de mais nada, dizer do profissional que ele é e de tudo que ele fez nos dois últimos anos, porque a memória no futebol é muito curta. Estamos recebendo muita cobrança da torcida e esquecemos o que foi feito nos últimos anos. Mancini fez parte disso”, destacou o presidente do América, Marcus Salum, em entrevista exclusiva à FM O Tempo.  

Caso seja oficializado, Lisca terá o desafio de resgatar a confiança e lutar com os jogadores para deixar a zona de rebaixamento do Brasileiro. Neste momento, o Coelho ocupa apenas a lanterna, com 10 pontos. E está a oito pontos do Tricolor da Boa Terra, primeiro time fora do Z4. 

Outras opções 

Lisca não é, até o momento, o único treinador que foi sondado ou procurado pelo clube. Segundo apuração de O Tempo Sports, Cuca, um dos sondados, contratou uma banca de advogados na Suíça. O treinador foi condenado por atentado ao pudor com uso de violência contra uma menina de 13 anos no país europeu em 1987, quando era jogador do Grêmio. E, enquanto não conseguir resolver esta situação, o treinador não quer se expor e voltar a viver os protestos que enfrentou no Corinthians.

Membros da diretoria do Coelho também procuraram Odair Hellman, que está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tem proposta de um clube daquele país, por isso não toparia vir para o América.

Rogério Ceni foi contactado, agradeceu e disse que, se fosse um trabalho de início de temporada, aceitaria. Além disso, deixou portas abertas para o futuro. Rogério Ceni foi o nome falado no domingo (6), conforme o presidente Marcus Salum na transmissão de O Tempo Sports. 

Lisca, portanto, é o nome da negociação no momento. Conhece como é trabalhar no América e pode voltar a fazer um bom trabalho segundo fontes ligadas à diretoria. Os quatro nomes foram procurados de forma simultânea, de acordo com as mesmas fontes, por membros da diretoria, a princípio, sem preferência por um ou outro neste primeiro momento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!