Clássico

Pressionado, América enfrenta o Cruzeiro com 94% de chance de queda

Coelho precisa da vitória para continuar lutando pela permanência na Série A

Por Alexandre Nascimento
Publicado em 01 de outubro de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

Precisando de uma vitória a qualquer custo para continuar lutando pela permanência na Série A, o América enfrenta o Cruzeiro neste domingo (1º), no Mineirão, às 16 horas, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho está na penúltima colocação, com 17 pontos. O Goiás, primeiro time fora do Z4, está com 26, ou seja, nove pontos a mais do que a equipe mineira.

O América ainda disputa 14 partidas na competição. Para chegar a 45 pontos, número que os matemáticos consideram ideal para escapar da degola, o Coelho precisará de mais 28 pontos, ou seja, uma média de dois pontos por jogo. A chance de rebaixamento é de 94,3%, segundo os cálculos do departamento de matemática da UFMG. 

Para piorar a situação, o América terá vários desfalques para o jogo contra o Cruzeiro. Estão fora da partida os zagueiros Iago Maidana (suspenso por expulsão) e Wanderson (lesão no joelho direito); os meias Martínez (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e Mateus Henrique (lesão na coxa esquerda); e os atacantes Felipe Azevedo (suspenso por expulsão) e Aloísio (lesão na coxa direita). 

Outra baixa deve ser de Rodrigo Varanda, que saiu machucado na última partida, na derrota por 1 a 0 para o Vasco, no Independência, na segunda-feira (25).

Por outro lado, os atacantes Paulinho Bóia e Renato Kayzer foram liberados do departamento médico e podem retornar no clássico, ficando no banco de reservas. Bóia, que se recuperou de uma pubalgia, não joga desde a partida contra o Fortaleza, pela Sul-Americana, no dia 31 de agosto. Já Kayzer, que lesionou a coxa direita, não atua desde o duelo contra o Santos, no dia 3 de setembro, pela Série A.    

Nesse sábado (30), o técnico Fabián Bustos fechou a preparação da equipe para a partida contra o Cruzeiro com uma atividade no CT Lanna Drumond e priorizou o treinamento de jogadas iniciadas em bolas paradas, como faltas e escanteios. 

O Coelho tem jogadores altos e deve optar pelo esquema com três zagueiros no jogo desse domingo, por isso o treinador acredita que a bola parada pode ser uma arma importante para o América vencer o clássico.

O América deve ir campo com: Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Éder, Danilo Avelar; Rodriguinho, Marlon (Nicolas), Breno, Juninho e Benítez (Cazares); Pedrinho (Everaldo) e Mastriani. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!