Apesar da polêmica em torno da autorização para levar ornamentos, como bandeiras e faixas, e instrumentos musicais para o Mineirão, torcedores atleticanos estão entrando normalmente para assistir ao clássico neste domingo (16).
A história vem se desenrolando desde sexta-feira (14), quando a CBF informou que os torcedores do Galo poderiam levar ornamentos e percussão para o jogo contra a Raposa. No entanto, o Cruzeiro, mandante da partida, insistia que não permitiria a entrada destes materiais do lado alvinegro.
Bandeira na mão. Apesar do conflito de posicionamentos, torcedores que já estão chegando ao Gigante da Pampulha levam ornamentos normalmente.
É o caso do presidente da uniformizada GDR. Santigo, presidente da entidade, frisa que, como fazem habitualmente, foi enviado ofício à Polícia Militar do Estado. "A responsável pela administração é a Polícia Militar e o Ministério Público", argumenta.
Vindo de Santa Luzia, o torcedor Gabriel também levou bandeira atleticana para o estádio. "A gente traz todo material e a festa está garantida", garantiu ele, em tom de otimismo, palpitando que o placar de 3 a 1 para a partida.
Entenda a polêmica. Em documento divulgado na sexta, a CBF reiteirou que "o Estatuto do Torcedor assegura expressamente o direito ao uso dos mencionados objetos para “fins de manifestação festiva e amigável” durante a realização de eventos esportivos".
A Federação Mineira de Futebol, desde quinta-feira (13), já havia firmado que os torcedores alvinegros poderiam sim levar estes materiais.
Todavia, contrariando a decisão das entidades, o vice-presidente jurídico do Cruzeiro, Fabiano Oliveira Costa, assegurou, em entrevista ao Super FC, que "o Cruzeiro contratou seguranças e orientou para que não deixe entrada de bandeiras e instrumentos musicais".