O foco é o Vasco, pela semifinal da Copa do Brasil, mas o compromisso desta quarta-feira (16/10) é diante do Fortaleza, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam às 21h45, na Arena Castelão, com objetivos distintos na competição. Nono colocado, o Galo busca uma vaga no G-6, enquanto o Leão do Pici, com a terceira melhor campanha e a cinco pontos do líder Botafogo, ainda sonha com o título inédito.
Vivos apenas no Brasileiro, os donos da casa não entram em campo há dez dias. Na última rodada, a equipe foi derrotada pelo Grêmio por 3 a 1, em Porto Alegre. Curiosamente, o Tricolor gaúcho também foi o último adversário do Atlético, em rodada atrasada da sexta rodada. Os mineiros venceram por 2 a 1 no dia 9 de setembro, na Arena MRV.
Time alternativo
De olho na Copa do Brasil e na Libertadores, o Atlético terá um time bem modificado para encarar o Fortaleza. O técnico Gabriel Milito relacionou apenas quatro titulares: o goleiro Everson, o lateral Saravia, o volante Otávio e o meia Gustavo Scarpa.
A estratégia tem a ver com os confrontos de mata-mata. No sábado (19), o Atlético enfrenta o Vasco pelo jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil. Já na terça-feira (22), o Alvinegro inicia a decisão da semifinal da Libertadores contra o River Plate.
Além dos vários titulares poupados, o Galo tem onze desfalques para o duelo. O zagueiro Lyanco e os atacantes Deyverson e Hulk cumprem suspensão pelo terceiro amarelo. O zagueiro Junior Alonso, o meia Alan Franco e o atacante Eduardo Vargas foram convocados pelas seleções de seus países e não retornam a tempo. As outras baixas são os laterais Guilherme Arana e Rubens, os meias Bernard e Zaracho e o atacante Cadu, que estão no departamento médico.
Com tantas ausências, Milito convocou o atacante Caio Maia, de 19 anos, pela primeira vez. O jovem é o artilheiro da equipe sub-20 na temporada, com 14 gols.
Adversário invicto em casa
O torcedor do Fortaleza tem um motivo a mais para comparecer ao Castelão. O clube vai completar 106 anos na sexta-feira (18). Além disso, a equipe do técnico Vojvoda não sabe o que é perder em casa e tem o melhor aproveitamento como mandante no Brasileiro. Em 15 jogos, são 12 vitórias e três empates.
Para a partida, o treinador não poderá contar com o zagueiro Kuscevic e o lateral-direito Mancuso, que estão suspensos devido ao terceiro amarelo. O meia Kervin Andrade, que esteve com a Venezuela na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, é dúvida.
Ficha Técnica
Fortaleza x Atlético
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Tomás Cardona (Titi) e Felipe Jonatan; Rossetto, Hércules e Pochettino; Marinho, Lucero (Kayzer) e Breno Lopes. Técnico: Vojvoda
Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Rabello e Mariano (Scarpa); Otávio, Fausto Vera e Igor Gomes; Palacios, Alisson e Alan Kardec. Técnico: Gabriel Milito.
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data: 16/10
Horário: 21h45
Transmissão: FM O TEMPO, TV Globo e Premiere
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: Neuza Ines Back (SP) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)