A Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou que os clubes que não cumprirem as exigências de qualidade do gramado no Campeonato Mineiro de 2025 serão penalizados com uma derrota por W.O - quando o time não entra em campo, dando vitória ao adversário. O anúncio foi feito durante encontro da FMF com representantes dos 12 clubes que participam da competição. A reunião ocorreu no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
"A FMF elaborou um caderno de encargos com previsão do tamanho do corte da grama, delimitação de áreas e várias outras questões. A partir disso, os clubes optaram por inserir no regulamento da competição que, caso alguma praça não atenda essas diretrizes, inclusive no tamanho do campo, será aplicado W.O na equipe infratora e não teremos a partida naquela praça", destacou Adriano Aro, presidente da FMF.
Entre as exigências estão a dimensão do campo em 105m X 68m, corte e altura da grama entre 0,18mm e 0,30mm, grama sintética nos padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), banco de reservas com 18 lugares, e outras. Segundo a FMF, será disponibilizada uma verba de R$ 1 milhão para auxiliar os clubes, principalmente do interior.
"Os clubes entenderam a importância de trabalharmos essas questões do gramado. Isso vai melhorar a qualidade do produto, que é o campeonato, reduzindo até a quantidade de lesões. Os representantes do clube consideraram a punição por W.O como rígida, mas necessária para ter um melhor resultado", acrescentou.
Ainda segundo Aro, as vistorias dos gramados começaram em setembro deste ano. "São três giros de vistorias. Na primeira, apontamos os problemas e o que deve ser feito para melhorar. Agora, em novembro, é a segunda delas. A terceira será em dezembro. Estamos acompanhando como cada clube está fazendo as adequações", garantiu Aro.
Times
O Campeonato Mineiro de 2025 reunirá doze times. Além de América, Athletic, Atlético, Cruzeiro, Democrata-GV, Itabirito, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova, a edição do estadual terá o Betim, campeão do módulo II, e o Aymorés, vice-campeão.
O Atlético é o atual campeão da competição. Em 2025, a equipe alvinegra irá buscar o seu sexto título consecutivo, podendo igualar a sua maior sequência de conquistas do estadual. O feito ocorreu entre 1978 e 1983, quando o Galo conquistou, de forma consecutiva, seis taças do Estadual.