A chegada de Gabriel Milito ao Atlético começou com o título do Campeonato Mineiro diante do Cruzeiro, dando mostras que 2024 seria um ano positivo. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário.
A equipe conseguiu disputar duas finais importantes, mas acabou ficando com o vice na Libertadores e Copa do Brasil. Para fechar a temporada apática. o Galo se salvou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro na última rodada. Relembramos agora as cinco piores partidas do Atlético no ano.
Atlético 0x2 Cruzeiro - Campeonato Mineiro
Ainda sob o comando de Felipão, o Atlético enfrentou o Cruzeiro pela primeira fase do Campeonato Mineiro. O Galo queria vencer o rival na Arena MRV pela primeira vez, eram duas partidas, com um empate e uma derrota.
Mas apesar da motivação, a equipe acabou acumulando mais um revés contra o maior rival dentro da nova casa. O Cabuloso acabou vencendo por 2 a 0, com gols de Zé Ivaldo e João Pedro.
Atlético 0x4 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
Mesmo atuando dentro de casa, o Atlético sofreu uma dura derrota para o Palmeiras na nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com show do menino Estêvão, que anotou um gol e comandou as ações do time paulista, o Verdão venceu por 4 a 0. Aníbal Moreno, Piquerez e Flaco López fecharam o placar.
Flamengo 3x1 Atlético - Final da Copa do Brasil
Em uma sequência de resultados negativos, o Atlético chegou no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no Maracanã, tentando se recuperar e ganhar ânimo também para a final da Libertadores. Mas o que se viu foi uma atuação de gala de Gabigol.
O atacante do rubro-negro participou dos três gols, balançando as redes de Everson duas vezes e chutando para o rebote que terminou com gol de Arrascaeta. Alan Kardec ainda fez o de honra, para dar esperanças no jogo de volta.
Atlético 0x1 Flamengo - Final da Copa do Brasil
Mas uma semana depois, mesmo com o gol de Alan Kardec, o Atlético não conseguiu rever o placar. Mas o drama começou muito antes da bola rolar. Isso porque houve muita confusão na entrada das torcidas na Arena MRV.
Dentro de campo, no segundo tempo, Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, anotou o único gol da partida, colocando o 4 a 1 no placar agregado. Durante a comemoração do equatoriano começou uma confusão generalizada, com bombas sendo arremessadas no gramado, acertando até mesmo um fotógrafo que estava trabalhando, e tentativa de invasão.
Por conta de toda a confusão, o Atlético foi punido com a perda de seis mandos de campo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além disso, a Arena MRV foi interditada.
Atlético 1x3 Botafogo - Final da Libertadores
O pior ainda estaria por vir. No dia 30 de novembro, o Atlético teve a chance de conquistar o bicampeonato da Libertadores diante do Botafogo. Logo no primeiro minuto de jogo, o Glorioso ficou com um homem a menos após Gregore ser expulso ao atingir a cabeça de Fausto Vera com um chute.
Com a vantagem numérica, era esperado que o Atlético dominasse o jogo. Mas ainda no primeiro tempo, o Botafogo fez 2 a 0, com Luiz Henrique e Alex Telles.
Na volta do segundo tempo, Vargas, de cabeça, deu esperanças ao torcedor atleticano. Só que o Galo pouco produziu e ainda viu Júnior Santos marcar o terceiro gol do Botafogo no último lance da partida, encerrando qualquer tipo de chance do Atlético.