O Atlético anunciou nesta terça-feira (31/12) o primeiro reforço para a temporada de 2025. Trata-se do volante Gabriel Menino, de 24 anos. Ele chega ao Galo em definitivo, com contrato válido até o fim de 2028 e opção de extensão por mais um ano.
Menino foi cedido pelo Palmeiras ao Atlético na negociação envolvendo o atacante Paulinho. O volante Patrick Silva, de 20 anos, também está a caminho da Cidade do Galo. Além dos jogadores, o clube paulista ainda pagará ao Galo uma quantia de 18 milhões de euros (R$ 116 milhões na cotação atual).
Aos 24 anos, Gabriel Menino chega ao #Galo como o primeiro reforço para a temporada 2025.
O meio-campista vem em definitivo, com contrato válido até o final de 2028 e opção de extensão por mais um ano. 🤝#MeninoNoGalo 💪🧠👈 pic.twitter.com/8BMRSOJ9tb
Menino já foi peça-chave do elenco principal do Palmeiras, mas perdeu espaço com o técnico Abel Ferreira e passou a ser visto como uma possibilidade de venda ou troca na atual janela de transferências. Ao todo, ele soma 245 jogos pelo Verdão, com 18 gols e 18 assistências em oito anos de clube. Na última temporada, defendeu o alviverde em 48 jogos, com dois gols e uma assistência.
Trajetória
Revelado pelo Palmeiras, mas com passagem pelas categorias de base do Guarani de Campinas, Menino estreou pelo profissional em 2020. Logo na sua primeira temporada na equipe principal, ele foi líder de assistências do time, com dez passes para gol. Volante de origem, ele também já atuou como lateral direito e como homem mais avançado no meio-campo.
Pelo clube paulista, ele foi bicampeão da Libertadores (2020 e 2021), bicampeão Brasileiro (2022 e 2023), campeão da Supercopa do Brasil (2023), da Recopa Sul-Americana (2022), da Copa do Brasil (2020) e tetracampeão Paulista (2020, 2022, 2023 e 2024). São 11 títulos oficiais, o que faz dele o segundo jogador mais vencedor da história do Palmeiras, entre os atletas formados na base.
Menino também acumulou passagens pela seleção brasileira de base, tendo conquistado a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Tóquio 2020. Pela equipe principal, foi convocado para dois jogos em 2020, contra Bolívia e Peru.